Seja bem-vindo
Caxias do Sul,06/07/2024

  • A +
  • A -

Galópolis comemora 132 anos com bolo na praça

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Galópolis comemora 132 anos com bolo na praça Foto Laudir Dutra

Programação com o tema "Viver e manter
viva a nossa história" ocorre sábado

A Subprefeitura, a Associação de Moradores (AMOG), o Mercado Comunitário, a Associação Turística Tecendo Histórias (ATG) e o Ponto de Cultura Fortalecendo Laços promovem o Aniversário de Galópolis no próximo sábado, dia 29 de junho, na praça do bairro.

A programação inicia às 13h30, seguida da apresentação de vídeos sobre Galópolis, encontro Amogalópolis, abraço solidário e culmina com o bolo de confraternização às 16h.

A comemoração dos 132 anos de Galópolis tem como tema "Viver e manter viva a nossa história". "Passamos por um dos momentos mais tristes de nossa história no mês de maio deste ano. Mas precisamos seguir adiante. Vamos trazer duas pessoas nascidas aqui em Galópolis, centenárias, para a celebração da vida. Uma tem 106 e a outra moradora 105 anos. São símbolos da nossa comunidade", conta a presidente da AMOG, Mara Pinto.

História: Galópolis surgiu em 1892 com a vinda de italianos oriundos da região de Schio e que imigraram para o Brasil em consequência de um movimento grevista dissolvido à força pelo Estado em favor da classe patronal. Dos 308 tecelões grevistas que imigraram para o Brasil, alguns chegaram ao Rio Grande do Sul e se fixaram em várias cidades, entre elas, Caxias do Sul.

Os que vieram para Caxias estabeleceram-se nas terras devolutas da 4ª e 5ª léguas, denominando o lugar como “Profondo” (abismo). A existêcia de arroios e quedas dágua em abundância levou os imigrantes a organizarem uma rudimentar tecelagem em forma de cooperativa para fornecer a energia que movimentaria as rodas dos moinhos. O grupo de sócios dessa cooperativa era composto por José Comerlato, João Batista Tisot, José Bolfe, Angelo Basso, José Casa, Otávio Curtolo, Jacinto Vial, João Sartor, Batista Mincato, José Berno, entre outros .

A pequena tecelagem foi inaugurada em 29 de janeiro de 1898 com teares adquiridos de uma empresa italiana falida. A sua instalação promoveu a organização da vila e reivindicações por melhorias nas condições de acesso, conforme petição enviada ao Intendente Municipal Campos Júnior, ainda em 29 de abril de 1897.

Sem sucesso industrial e comercialmente, os sócios da cooperativa foram forçados a vender a fábrica em 1907 para o italiano Ércole Galló, químico tintureiro da firma F.G. Rheingantz e Cia. (Cia União Fabril) da cidade de Rio Grande. Galló foi Vice-Intendente do município de Caxias do Sul entre 1914 e 1915. Do seu nome deriva-se o primeiro distrito de Caxias, Galópolis.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.