Seja bem-vindo
Caxias do Sul,18/10/2024

  • A +
  • A -

Tradicionalismo | CTGs de Alvorada são apadrinhados

Fonte: Valdemar Engroff
Tradicionalismo | CTGs de Alvorada são apadrinhados Divulgação

Com a enchente histórica que assolou o nosso Estado no mês de maio, superando o recorde de 1941, muitas entidades tradicionalistas pereceram, foram destruídas, alagadas, com grandes prejuízos materiais, perda patrimonial e a consequente perda cultural.

Muitos CTGs (Centros de Tradições Gaúchas) foram apadrinhados por outras entidades que não foram atingidas pela citada enchente e no final de maio teve uma grande fila de entidades esperando o apadrinhamento. Era o projeto Levanta o Meu Galpão, que surgiu, uma iniciativa do O Mundo do CTG e do Repórter Farroupilha Giovani Grizotti.

O primeiro Grande evento para este fim aconteceu em Porto Alegre, no dia 29 de maio, no galpão de eventos do CTG Pousada da Figueira, entidade que apadrinhou o CTG Querência do Arroio do Meio, de Arroio do Meio, onde a entidade e o município foram severamente castigados pelas cheias.

Dias depois, dia 18 de junho, na tradicional Super Terça que a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande realiza semanalmente, no bairro Lomba Grande, tivemos o segundo grande evento do projeto, onde a entidade tradicionalista de Novo Hamburgo apadrinhou o CTG Estância do Montenegro, de Montenegro.

No dia 06 de julho, no longínquo Estado do Mato Grosso, o CTG Estância da Amizade, de Sinop, realizou um grande baile beneficente, revertendo todo o lucro ao CTG Raça Gaudéria, da cidade de Estrela, do qual é padrinho.

Dentro deste projeto, duas entidades tradicionalistas de Alvorada, atingidas severamente pelas cheias, posteriormente também foram apadrinhadas: O CPF O Tempo e o Vento e o CTG Bento Gonçalves da Silva.


O CPF (Conjunto de Projeção Folclórica) O Tempo e o Vento foi apadrinhado pelo CTG Moacyr da Motta Fortes, dos pagos / cidade de Passo Fundo, que, no dia 19 de julho vai realizar o seu jantar-fandango de aniversário, dos seus 46 anos de fundação, e beneficente, que terá a animação do renomado Grupo Cordiona. O valor do ingresso com janta custará R$ 90,00 e os lucros auferidos serão destinados a entidade apadrinhada. O CTG Moacyr da Motta Fortes fica em Passo Fundo, na 7ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul.

O CPF O Tempo e o Vento se manifestou assim em seu perfil no Facebook: “Nossa entidade foi apadrinhada por anjos aqui na terra pelo CTG Moacyr da Motta Fortes, de Passo Fundo. Queremos agradecer imensamente pela ajuda, o nosso CTG será eternamente grato a todos vocês. GRATIDÃO! E vida longa a esta entidade amiga. Deus abençoe todos amigos, pois a enchente trouxe muita tristeza, mas trouxe novos amigos e a solidariedade imensa”.

Enchente de 2015, divulgação


E mais uma fez as águas turvas do Arroio Feijó e do Rio Gravataí atingiram em cheio e invadiram o galpão de eventos do CTG Bento Gonçalves da Silva e todo o Bairro Americana, que recebeu com alegria a notícia de que seria apadrinhado pelo Grupo de Danças e Rotary Club de Santa Catarina. E para arrecadar fundos e ajudar o CTG dos Trovadores, iniciou no dia 30 de junho, às 18h30, curso de danças gaúchas de salão (de fandango), cujo baile de formatura será realizado no dia 30 de agosto, no Centro de Idosos Aconchego, nos pagos de Xaxim – SC. As entidades (Curso de Danças e Rotary Club) arregaçaram as mangas e estão trabalhando e vão reverter todo o lucro ao CTG Bento Gonçalves da Silva, localizado na Rua Viamão, 1249, no Bairro Americana, na cidade de Alvorada.

E o CTG dos trovadores já está se mobilizando na reconstrução do seu galpão de eventos. De início limpeza geral e início da reconstrução e está em busca de doação de material de construção, começando com o pedido à comunidade, de cimento.

Fora de Alvorada, dezenas de entidades atingidas pelas cheias, foram apadrinhadas por outras que não passaram por esta situação, tanto do nosso Estado bem como de outros Estados da nação. Mas, em 20 de junho, segundo o perfil Facebook do Giovani Grizotti, as entidades tradicionalistas abaixo, ansiosamente ainda aguardam apadrinhamento:

CTG Pousada do Capão - Venâncio Aires;

Quero Quero CTG - São Jerônimo;

GAT 20 de Setembro – Montenegro;

CTG Rancho Feliz – Feliz;

CTG Alma Crioula - Canoas;

CTG Lauro Rodrigues - São Sebastião do Caí e GAG Piazitos do Sul – Canoas.

E de acordo com com postagem, também de Giovani Grizotti Repórter Farroupilha, no seu perfil do Facebook, as entidades abaixo, severamente atingidas pela enchente, foram apadrinhadas, como segue:

CTG Querência do Arroio do Meio - Arroio do meio - (padrinho CTG Pousada da Figueira - Porto Alegre)

CTG Caminhos da Serra - Marques de Souza - (padrinho CTG Camaquã - Camaquã)

CTG Tapera Velha - São Leopoldo - (padrinho CTG Pedro Serrano - Sapiranga)

CTG Estrela do Rio Grande - Estrela - (padrinho CTG Porteira do Rio Grande - Vacaria)

CTG Porteira da Amizade - Relvado - (padrinho CTG Lanceiros da Querência - Jaguarão)

CTG Independência Gaúcha - Esteio - (padrinho CTG Estância da Amizade, Sinop MT)

CTG Raízes da Tradição - Canoas - (padrinho CTG Domadores do Rincão - Sapucaia do Sul)

CTG Vaqueanos da Tradição - Porto Alegre - (padrinho CTG Tiarayu - Porto Alegre)

CTG Bento Gonçalves da Silva - Alvorada - (padrinhos Grupo de Danças e Rotary Club SC)

CTG Estância do Monte Negro - Montenegro (madrinha Sociedade Gaúcha de Lomba Grande - Novo Hamburgo)

CTG Tropeiro Velho - Sinimbu - (padrinho 20ª RT)

CTG Porteira da Tradição - Eldorado do Sul - (padrinho 20° RT)

CTG Raça Gaudéria - Estrela - (padrinho CTG Estância da Amizade, Sinop MT))

CTG Raízes da Tradição - Charqueadas - ( padrinho CTG Felipe Portinho - Marau)

CTG Mata Nativa - Canoas - (padrinho CTG Rincão da Lealdade, Caxias Do Sul, com Associação das Entidades de Caxias do Sul)

CPF O Tempo e o Vento - Alvorada (padrinho CTG Moacyr da Mota Fortes - Passo Fundo)

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.