Seja bem-vindo
Caxias do Sul,07/09/2024

  • A +
  • A -

Orquídea Alimentos colabora com programa de logística reversa

Fonte: Melissa Maschka - Faro Comunicação Estratégica
Orquídea Alimentos colabora com programa de logística reversa Selo Mãos Pro Futuro - Orquídea - Divulgação

A Orquídea Alimentos, empresa da Serra Gaúcha, acredita no “Alimentar além do Alimento”, sua política de qualidade, composta por seis pilares que dão sentido a tudo o que acontece dentro e fora da instituição. E é no pilar “Alimentar o Futuro”, que está inserido o ‘Mãos Pro Futuro’, um programa de logística reversa criado em 2006 e que a Orquídea faz parte desde 2017.


A logística reversa é o conjunto de ações que envolve o sistema de coleta, transporte, armazenamento, reciclagem e tratamento de resíduos produzidos pelo descarte de produtos e embalagens no pós-consumo. Dessa forma, o programa promove o aumento dos índices de reciclagem no país, auxiliando empresas no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), além de estimular, fortalecer, formalizar e valorizar os trabalhadores de reciclagem.


E a Orquídea Alimentos, com a intenção de conscientizar os consumidores, inseriu o Selo “Mãos Pro Futuro” nas embalagens dos seus produtos. O selo, além de demonstrar a importância do descarte correto, reafirma o compromisso da empresa com a logística reversa, com a reciclagem e com o meio ambiente. “A Orquídea destina um valor mensalmente para o projeto ‘Mãos Pro Futuro’, em que o objetivo é realmente atender o pós-consumo, ajudando a equipar as cooperativas, treinar as pessoas e ampliar o atendimento”, afirma o Diretor da Orquídea Alimentos, Marcelo Tondo Tissot.


“Como não temos influência no direcionamento das embalagens após a compra, sempre indicamos o tipo de material para a correta destinação. Assim, se o consumidor consciente colocar na lixeira correta de lixo seco/plástico, e a cidade possuir coleta seletiva, quando chegar nos centros de triagem, eles fazem a separação correta”, explica Tissot. Dessa maneira, com a colaboração da população e de empresas parceiras, como a Orquídea Alimentos, o projeto conseguiu atingir a marca de 1 milhão de toneladas de materiais pós-consumo recicláveis recuperados em 2023.


O projeto ‘Mãos Pro Futuro’ foi idealizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos (ABIHPEC), e conta com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA) e da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (ABIMAPI). Para saber mais sobre a iniciativa, acesse www.maosprofuturo.org.br.


Sobre a Orquídea Alimentos


Fundada em agosto de 1953 pelos irmãos Tondo, na cidade de Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul, a empresa de alimentos Orquídea começou com um pequeno moinho de trigo. Hoje, ela está entre as maiores empresas da região Sul do Brasil, tendo uma das maiores capacidades de moagem de trigo: 44 mil toneladas por mês.


No final dos anos 1990, iniciou a construção da fábrica em Caxias do Sul, também na serra gaúcha, onde construiu uma moderna indústria equipada com máquinas automáticas para a produção de farinhas tradicionais e especiais, como as destinadas a massas de pastéis, pizzas e confeitaria, assim como misturas para pães e bolos. A fábrica foi ampliada em 2006, onde incluiu ao portfólio massas dos mais variados cortes; seis anos depois, em 2012, entrou no ramo de fabricação de biscoitos.


Marca consolidada entre o varejo e o consumidor final, a Orquídea também é fornecedora de grandes empresas nacionais e multinacionais.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.