Seja bem-vindo
Caxias do Sul,16/09/2024

  • A +
  • A -

Piquete Os Tropeiros será homenageado com Medalha Mérito Farroupilha

Fonte: Imprensa | Câmara Flores
Piquete Os Tropeiros será homenageado com Medalha Mérito Farroupilha À frente: o patrão, Jordão Vanelli Romano e o vice-patrão, Silvio Renato Zin. Atrás: o tesoureiro, Clemente Viapiana e o integrante do grupo e filho do vice-patrão, Luciano Zin.

Entidade tradicionalista será agraciada no dia 26 de setembro, a partir das 19h, na Sala de Sessões Olindo Carlos Toigo, da Casa Legislativa Raymundo Paviani 

 

 

O amor pelo tradicionalismo gaúcho é o que une os integrantes do Piquete Os Tropeiros, em Flores da Cunha. Formado por cerca de 20 pessoas, o grupo será homenageado pela Câmara de Vereadores florense na quinta-feira, dia 26 de setembro. Na data, a entidade será agraciada com a Medalha Mérito Farroupilha, conforme o Decreto Legislativo no 070 de 20 de agosto de 2024, de autoria do vereador Horácio Natalino Rech.


 Tendo como carro-chefe as cavalgadas e a prática do laço, a entidade foi fundada há 21 anos e carrega em suas andanças o nome do município de Flores da Cunha. Criado em 21 de junho de 2003, o Piquete Os Tropeiros iniciou suas atividades reunindo-se nas chácaras de seus integrantes, até que, dois anos depois, a necessidade de um galpão que servisse como sede social para reuniões e confraternizações, tornou-se evidente.


Reconhecendo a relevância do projeto para a comunidade, uma vez que a entidade preza pela manutenção e desenvolvimento da cultura gaúcha no município de Flores da Cunha e em âmbito regional, o então patrão Silvio Renato Zin buscou apoio junto a prefeitura, e a parceria resultou na obtenção de um espaço destinado à construção do galpão.


No entanto, para dar sequência a construção da sede era necessário obter um CNPJ, que formalizasse a existência jurídica da entidade. Sendo assim, com o apoio de outros dois piquetes –Tropilho Serrano e Picasso Velho – foi possível obter o CNPJ necessário, que culminou na fundação do CTG Velho Tropeiro Serrano. A criação do CTG marcou um passo significativo na história do Piquete Os Tropeiros, consolidando a entidade como um centro de promoção e preservação da cultura gaúcha.


“Para nós é um orgulho, é um prazer enorme. Quando a gente soube que íamos ser homenageados, todo o grupo aplaudiu. Ficamos muito felizes com isso!”, exalta o vice patrão e um dos fundadores da entidade, Silvio Renato Zin. Sentimento que é compartilhado pelo patrão, Jordão Vanelli Romano: “É um grande orgulho, uma grande lembrança, por meio dela o povo pode recordar dos grandes tradicionalistas, dos grandes grupos de cavalgadas”, declara.


O tesoureiro da entidade, Clemente Viapiana, também se manifestou: “É bastante interessante essa homenagem, isso incentiva. De repente os jovens que veem isso, pode ser que um dia, se interessem em fazer parte do nosso grupo”.


A dedicação e o trabalho árduo dessa diretoria – Jordão, Silvio Renato e Clemente – são fundamentais para manter viva a chama da cultura gaúcha e assegurar que as futuras gerações possam desfrutar e aprender sobre essa rica herança cultural.


A sessão solene que homenageará o Piquete Os Tropeiros será realizada a partir das 19h da quinta-feira, dia 26 de setembro, na Sala de Sessões Olindo Carlos Toigo, da Casa legislativa Raymundo Paviani (Rua São José, 2500, Bairro Centro). O evento também poderá ser acompanhado pelo canal no YouTube da Câmara de Vereadores. 


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.