Seja bem-vindo
Caxias do Sul,04/10/2024

  • A +
  • A -

Livro Mergulho, de Volnei Canônica, recebe selo Altamente Recomendável FNLIJ 2024

Fonte: Melina Francisquetti - AdriSilva Agência de Conteúdo
Livro Mergulho, de Volnei Canônica, recebe selo Altamente Recomendável FNLIJ 2024 Crédito da Foto: Divulgação Volnei Canônica

O livro Mergulho (Editora do Brasil), escrito por Volnei Canônica e ilustrado por Mariana Massarani, ganhou o Selo Altamente Recomendável FNLIJ 2024/50 anos, na categoria Criança. Lançada em outubro de 2023, a obra narra a história de uma mãe preocupada e um médico atencioso, que para mergulhar na infância e no universo de uma criança com o espectro autista precisam de muito afeto e sensibilidade. O quarto livro de Canônica é inspirado e dedicado ao afilhado Arthur Canônica Bogno, de 15 anos, que é autista.

Saiba mais

Ainda que retrate o universo do Transtornos do Espectro Autista (TEA), a obra não segue a linha didática. Pelo contrário. É uma poesia visual direcionada a todas as crianças, de todas as idades, para que cada leitor possa se divertir conhecendo a trajetória desse médico e dessa mãe, que são conduzidos pelo menino para o fundo do mar. Um mar de possibilidades e descobertas. Um mar que apresenta de forma sensível inquietações e comportamentos comuns às muitas crianças autistas, tais como: a hipersensibilidade ao toque, ao som, e a dificuldade na comunicação e com a metáfora.

Sobre o autor

Volnei Canônica é formado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com especialização em Literatura Infantil e Juvenil também pela UCS, e especialização em Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo pela PUC-RJ. É Presidente do Instituto de Leitura Quindim e ex-diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do Ministério da Cultura. Coordenou no Instituto C&A de Desenvolvimento Social, o programa Prazer em Ler. Foi assessor na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Na Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, assessorou a criação do Programa Permanente de Estímulo à Leitura. Em 2013 participou da coletânea de contos do livro Depois do Silêncio: Escritos sobre Bartolomeu Campos de Queirós, editora RHJ.

É escritor e lançou em 2020 o livro Tanta Chuva no Céu, em parceria com o ilustrador equatoriano Roger Ycaza, pela Editora do Brasil. O livro ganhou o 1º lugar na categoria infantil - Prêmio Sylvia Orthof da Fundação Biblioteca Nacional. Também foi selecionado pela Revista 451 como um dos 14 melhores livros de 2020 e ganhou o Selo Distinção da Cátedra Unesco de Leitura e o Prêmio Image of the Book, XIV Concurso Internacional de Ilustração e Design de Livros, na Rússia. O livro ainda foi finalista do Prêmio Minuano, do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul (IEL-RS) e do Prêmio da Associação Gaúcha de Escritores (AGES).

Em 2022 lançou as obras O tempo todo, em parceria com o ilustrador Felipe Cavalcanti e publicado pela editora Oficina Raquel e Num bater de asas com ilustrações de Angelo Abu e publicado pela editora Aletria. Em 2023, a obra O tempo todo ganhou uma das maiores distinções internacionais, o selo The White Ravens, dado pela Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, Alemanha  e foi finalista do prêmio de ilustração da Feira do Livro de Bolonha, Itália e ainda seleciono para a short list do Nami Concours, da Coréia do Sul, participando de uma exposição e está no catálogo internacional do concurso e ainda, faz parte do Guia de Destaque da Revista Emília do ano de 2022. A obra ainda foi finalista do Prêmio Carlos Urbim 2023, da Academia Rio-grandense do Livro, como melhor livro infantil.

Em 2023, juntamente com a premiada ilustradora Mariana Massarani lançou o livro Mergulho, uma obra poética sobre a infância que toca na temática de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA. O livro é publicado pela Editora do Brasil. A obra ganhou o Selo Seleção Cátedra Unesco de Leitura e foi escolhido um dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano da Revista Crescer 2024. No mesmo ano, o texto Os sapatos vermelhos de Ballu foi finalista do Prêmio Nelly Novaes Coelho, da União Brasileira de Escritores (UBE)

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.