Médico francês Pierre Joseph Cochat recebe título de Doutor Honoris Causa pela UCS
O 12º título concedido pela Universidade é o primeiro entregue a um profissional da medicina
O médico francês Pierre Joseph Cochat foi o 12º agraciado com o título Doutor Honoris Causa pela Universidade de Caxias do Sul. A cerimônia, na noite desta quarta-feira, 30 de outubro, no Salão de Atos do Bloco A do Campus-Sede, contou com a presença de professores, acadêmicos de medicina e profissionais da saúde.
Cochat destacou a honra e o orgulho de ser o primeiro médico a receber o título pela UCS. “Eu sempre dei prioridade para unir pacientes e cuidadores, enfermeiros e médicos, desafios e benevolência, humor e respeito, ciência e amizade, e unir o Brasil e a França“, reflete. O homenageado recordou que o início da “história de amor” com o Brasil ocorreu no início dos anos 90, ao saber sobre o país a partir de uma médica de Fortaleza (CE) que esteve em Lyon para a residência. A primeira visita ao Brasil ocorreu em 93, e desde então Cochat criou uma extensa rede de amizades com médicos brasileiros – muitos deles nominados durante o discurso de agradecimento.
O homenageado também exaltou as honrarias já recebidas no país, entre elas a Medalha Reitor Virvi Ramos – Mérito Científico na UCS, em 2017. E com a paixão de quem considera o Brasil uma segunda casa, Cochat valorizou “a cultura, a feijoada, as tradições, as cores, o churrasco e a bandeira brasileira. Eu acho que voltarei aqui muitas outras vezes”.
O título Doutor Honoris Causa homenageia personalidades que contribuem de modo eminente para o progresso das ciências, letras ou artes, ou têm prestado relevantes serviços à cultura e à sociedade. “Nosso homenageado sempre esteve vislumbrando inovações, aprendendo a fazer diferente e melhor”, destacou o proponente da honraria e responsável pela entrega, o vice-reitor da UCS, Asdrubal Falavigna.
Após a cerimônia, Cochat ministrou a aula magna de abertura do Simpósio Internacional de Nefrologia de Caxias do Sul – 20 Anos de Desafios no Sistema Único de Saúde. O tema da aula foi A Realidade do Ensino Médico Francês do Primeiro Ciclo ao Doutorado.
Trajetória na Medicina
Cochat se formou em Medicina em 1979. Desde então, construiu uma longa carreira na área, principalmente na especialidade em Nefrologia. É autor de 488 artigos publicados. Além disso, ocupou posições de destaque em sociedades científicas internacionais, como a presidência da Associação Internacional de Nefrologia Pediátrica (2013-2019), é membro Honoris Causa da Sociedade Eslovaca de Pediatria e integrante de honra da Sociedade Marroquina de Nefrologia Pediátrica, entre tantas outras.
Cochat já passou por 27 países para ministrar cursos gratuitos em nefrologia e pediatria – somente no Brasil, já esteve oito vezes. Sua trajetória na medicina e na pesquisa o credenciou para palestrar em 545 conferências. O médico é responsável pela orientação de 34 doutorandos e supervisionou 63 residentes e mestrandos.
Doutores Honoris Causa pela UCS:
COMENTÁRIOS