1º Simpósio Serrano de Meliponicultura acontece na UCS
Evento pioneiro na Serra Gaúcha discutirá a importância das abelhas nativas para a preservação ambiental e sustentabilidade.
A Associação Serrana de Meliponicultores (ASSERMEL), em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), realizará o 1º Simpósio Serrano de Meliponicultura nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2024, sábado e domingo. O evento, que será realizado na UCS, contará com uma programação diversificada, incluindo palestras de especialistas, oficinas práticas, exposição e venda de enxames, meliprodutos e orquídeas.
Sob a coordenação de Ivanir Nicchetti de Campos, Presidente da Assermel, e dos professores Gabriel Pauletti e Valdirene Camatti Sartori, o Simpósio reunirá grandes nomes da meliponicultura. Entre os palestrantes confirmados, destaca-se Felipe Gonzati, que abordará a importância das abelhas na polinização, e a Dra. Sidia Witter, pesquisadora da Secretaria da Agricultura do RS, que apresentará as mais recentes pesquisas sobre abelhas nativas.
Maristela Krugel, zootecnista e consultora do Sebrae e Senar, também trará sua experiência em práticas apícolas.
O evento terá início no sábado, às 9h, com a abertura oficial marcada para 11h, e contará com oficinas práticas durante toda a tarde, como a construção de iscas e a divisão de enxames. No domingo, a feira abre às 9h e continuará com oficinas e demonstrações até o encerramento às 18h.
O Simpósio conta com o apoio da ADCE, da Agrimar, da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, do Sebrae, do Senar e da Sicredi. As inscrições podem ser feitas, de forma gratuita, pelo site da UCS (www.ucs.br). Será disponibilizado certificado de participação.
Para mais informações e agendamento de entrevistas, entrar em contato com Ivanir Nicchetti de Campos pelo telefone (54) 99104-3862 ou com Gabriel Pauletti pelo telefone (54) 99657-2121.
SERVIÇO
Evento: 1º Simpósio Serrano de Meliponicultura
Data: 30 de novembro e 1º de dezembro de 2024 (sábado e domingo)
Local: Universidade de Caxias do Sul (ao lado do Centro de Convivência)
Inscrições: site www.ucs.br (dentro de Extensão)
Horário: 9h às 18h
PROGRAMAÇÃO
30/11 - Sábado
9h Abertura da feira
9h Palestra “Pesquisa Polinização e Abelhas Nativas ASF” com Dra. Sidia Witter
10h Palestra “Apicultura e Meliponicultura” com Maristela Krugel
11h Abertura Oficial
14h Palestra “Plantas melíferas, qualidade ambiental e importância das abelhas na polinização” com Dr. Felipe Gonzati.
Oficinas
15h Construção de iscas, montagem e captura e tipos de caixas
16h Transferência de isca para caixas definitivas
17h Divisão de enxames
1º/12 - Domingo
9h Abertura da feira
Oficinas
10h Transferência de isca para caixas definitivas
11h Divisão de enxames
14h Coleta de mel, principais cuidados e legislação
14h45 Construção de iscas, montagem e captura
15h30 Transferência de isca para caixas definitivas
16h Divisão de enxames
18h Encerramento
Observação: as palestras serão realizadas no UCS Cinema.
Palestrantes
Sidia Witter
Bióloga, mestrado e doutorado em Biociências área de Zoologia pela PUC
- RS e pós-doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora do departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação e responsável técnica pelo Museu e Laboratório de Entomologia com sede em Porto Alegre. Pesquisa biologia, ecologia, conservação e manejo de abelhas nativas e polinização de plantas nativas e de importância agrícola.
Maristela Mendonça Krügel
Formada em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), possui sólida formação e ampla experiência em áreas ligadas à produção e segurança de produtos de origem animal. É especialista em apicultura e meliponicultura pela Universidade de Taubaté (SP), em toxicologia animal pela PUC-RS, e em produção, tecnologia e higiene de produtos de origem animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua também como consultora para o Sebrae RS e o SENAR RS.
Felipe Gonzati
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Mestre e Doutor em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é curador do Herbário HUCS e professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS), desenvolvendo trabalhos com flora, taxonomia e sistemática de Samambaias e Licófitas brasileiras.
Tem experiência em levantamento florísticos de samambaias e licófitas, bem como de vegetação em geral, atuando principalmente em inventários de flora de restingas. Possui experiência em educação ambiental atuando em cursos de atualização de professores da rede pública de ensino e educação informal. Atua também como coordenador da Rede Estadual de Herbários do Rio Grande do Sul.
COMENTÁRIOS