Randoncorp destina recursos para instituições de São Leopoldo atingidas pelas enchentes
Por meio do Instituto Elisabetha Randon, a companhia direciona verbas para o Instituto Lenon e para duas escolas do município. Ações integram frente de atuação pela retomada do RS
A Randoncorp e o Instituto Elisabetha Randon (IER) seguem engajados junto à corrente de solidariedade para a retomada do Rio Grande do Sul. Uma das ações mais recentes é a destinação de recursos financeiros ao Instituto Lenon Joel pela Paz, de São Leopoldo (RS), por meio de lei de incentivo. O município foi fortemente afetado pelas enchentes de maio, que causaram estragos sem precedentes no RS. A Randoncorp está presente na cidade com a Controil, uma das empresas Frasle Mobility.
Há 17 anos, o Instituto Lenon, como é conhecido, realiza atividades educativas, esportivas, de cultura e de lazer para crianças e adolescentes do município em situação de vulnerabilidade social. A entidade precisou paralisar o atendimento a 290 beneficiários. As chuvas inundaram a sede das atividades e destruíram mobiliário, materiais pedagógicos e equipamentos eletrônicos. O repasse dos recursos financeiros, efetivado no final de setembro, permitirá à Instituição realizar manutenção e reforma das instalações afetadas, aquisição de materiais de construção e contratação de mão-de-obra.
Os recursos foram captados pelo sistema Pró-Social, mecanismo de incentivo fiscal via ICMS, em que empresas são estimuladas a contribuir com projetos estratégicos da área da assistência social no Rio Grande do Sul. O IER é parceiro do programa e, desde 2008, atua mediando a destinação de verbas a entidades. A Randoncorp é uma das 21 companhias que mais aportam recursos, via ICMS, para o desenvolvimento de projetos sociais no RS (fonte: Secretaria de Assistência Social/RS).
O auxílio à comunidade de São Leopoldo se estende também à educação. Recentemente, o Instituto realizou a entrega de recursos financeiros para apoiar a reconstrução das escolas EMEF Rui Barbosa e EMEF Castro Alves. A verba foi utilizada na aquisição de materiais essenciais para garantir o funcionamento adequado das atividades, como equipamentos eletrônicos, papelaria e mobiliário. A verba foi levantada por meio de doações angariadas pelo IER em campanha pública durante a fase aguda da tragédia no RS. O apoio a escolas impactadas pelas enchentes constitui uma das frentes de atuação da Randoncorp, via Instituto, no momento de reconstrução do Estado – e divulgadas nos canais oficiais da companhia.
Acolhimento para lidar com o trauma
Para além da aplicação de recursos na reconstrução das instituições, o IER também busca contribuir com o fortalecimento emocional da comunidade, etapa fundamental para esta retomada. São muitos os relatos de estudantes e professores que convivem com lembranças traumáticas do período. Para o enfrentamento desse cenário, o IER foca na capacitação docente para o acolhimento psicológico dos estudantes. Uma das ações foi a distribuição do livro educativo O Guardião das Emoções, de autoria da escritora e psicóloga caxiense Márcia Tolotti. A obra, de forma interativa e lúdica, convida a refletir sobre a situação enfrentada e sobre as emoções, com o objetivo de reforçar memórias positivas e ajudar na superação de situações complexas – e tem sido um aliado na tarefa desafiadora de assimilar o ocorrido e seguir com a vida de forma saudável.
Voluntariado em ação
Em outubro, 20 voluntários do Instituto Elisabetha Randon, colaboradores da Randoncorp, estiveram em São Leopoldo para auxiliar nas obras de recuperação da EMEF Castro Alves com a pintura da quadra esportiva, beneficiando mais de 1 mil alunos atendidos. O grupo integra o Programa Ser Voluntário, mantido pelo Instituto, que reúne pessoas da companhia engajadas e interessadas em participar de frentes diversas de apoio à comunidade.
A Randoncorp e o Instituto Elisabetha Randon atuam para mitigar as consequências da tragédia climática que atingiu o Estado onde a história da companhia iniciou e que concentra a maior parte de nossas unidades e colaboradores, salienta a diretora-presidente do IER, Maurien Randon Barbosa. “As doações ao Instituto Lenon e às duas escolas de São Leopoldo vão possibilitar a manutenção de melhores condições de estudo para as crianças e de trabalho para os profissionais da educação – além de contribuir com o acolhimento emocional da comunidade escolar. Esta ação também reafirma o compromisso do IER e da Randoncorp em assumir seu impacto social nas regiões onde possuem unidades”.
COMENTÁRIOS