EM Foco Estúdio agora é Balsa Produtora e almeja crescimento de 50% com novos serviços
Há 10 anos no mercado audiovisual, empresa de Caxias do Sul está expandindo o portfólio corporativo, que vai desde a produção de podcasts, fotografia até projetos personalizados. A marca é comandada pelos sócios Eduardo de Moraes, Matheus Salvador e Junior Pelissari
A percepção do mundo passa, principalmente, pelo nosso sentido de enxergar e ouvir, seja pelo registro fotográfico, pelo áudio ou vídeo, possibilitando que momentos e conhecimentos sejam eternizados. Com lentes apontadas para o futuro, a caxiense EM Foco Estúdio de Criação redefine seu posicionamento de mercado e passa a se chamar Balsa Produtora, enfatizando sua atuação na ampla área do audiovisual.
A decisão de adotar o novo nome está alinhada com a reestruturação da empresa, que passou a oferecer, além de fotografia corporativa, outros serviços do meio audiovisual, como vídeo, podcasts e streaming.
A Balsa Produtora, comandada pelos sócios Eduardo de Moraes, Matheus Salvador e Junior Pelissari, já nasce com um gama de clientes de renome, como Marcopolo, Clínica Harmonia, OAB Caxias, Usaflex Caxias do Sul, CDL Jovem Caxias e Soprano, entre outros. Somente em 2024, a produtora cresceu 20% no faturamento, em relação ao ano passado, e para 2025 a expectativa é de expansão de 50%.
“Tudo começou em 2021, quando fundamos a EM Foco, que era apenas o Matheus Salvador e eu. Na época atendíamos somente a área de fotografia corporativa. Em 2022, conhecemos o Junior Pelissari, que trabalhava somente com vídeo, mas procurava expandir o portfólio, até que começamos uma parceria. Observando essa sinergia de expertises, em 2024 nos unimos e, neste mês, oficializamos a Balsa Produtora”, contextualiza o sócio Eduardo de Moraes.
Desde 2021, quando a EM Foco foi criada, foram realizados cerca de 500 projetos, com mais de 20 mil fotos corporativas e 230 horas de podcasts e videocasts, incluindo o EMFOCAST, podcast próprio da produtora, com 53 episódios publicados. A expectativa é de que a empresa feche o ano com 150 novos trabalhos entregues.
34 milhões pessoas ouvem podcasts no Brasil
Os projetos audiovisuais da Balsa Produtora são desenvolvidos de forma personalizada, de acordo com a identidade e as estratégias de cada empreendimento.
Atualmente, o podcast é o produto mais vendido pela empresa, estando em sintonia com o crescimento do mercado. Segundo dados do Sebrae e da Receita Federal, o podcast é o meio de entretenimento que mais cresceu no Brasil, nos últimos quatros anos. Ocupando a 5ª colocação no ranking mundial, o país tem mais de 34 milhões de ouvintes de podcasts, o que representa cerca de 8% da população nacional, conforme o Ibope.
“Assim como no Brasil, a gente vem crescendo e percebendo que essa demanda aumentou nos últimos dois anos. O podcast, realmente, é um diferencial nosso, pois conseguimos produzir tanto no espaço que o cliente disponibiliza, quanto no nosso estúdio, em Caxias do Sul. A gente tem toda essa flexibilidade que facilita o atendimento”, salienta Eduardo de Moraes.
Por que Balsa Produtora?
Os sócios contam que o nome Balsa tem um significado especial, que não só relaciona aos serviços prestados pela produtora, mas também aos movimentos que a comunicação proporciona.
“Acreditamos que o movimento é a essência da vida. E como Balsa, queremos levar o nosso cliente do ponto A ao B, transformando ideias em ação. Somos mais do que uma produtora de vídeos corporativos, somos facilitadores de conexões. Nosso trabalho não é apenas capturar imagens, mas também criar encontros entre pessoas, entre marcas e seus públicos”, explica Matheus Salvador.
A proposta dessa reformulação está entrelaçada em oferecer a melhor experiência ao cliente. Segundo os sócios, entre as próximas etapas da empresa estão a expansão de nicho de mercado, mas sem perder a essência do atendimento exclusivo.
“A ideia é crescer, porém manter os nossos princípios e valores. Pensamos em expandir nossos clientes, mas seguir aprimorando os nossos serviços de áudio, vídeo e fotografia. Nós temos um processo bem definido, o que é um diferencial nosso, desde o primeiro contato até a entrega do produto final. A gente embarca no processo criativo junto com o cliente. Desta maneira, acompanhando as movimentações, temos a intenção de ser referência na região”, complementa Junior Pelissari.
COMENTÁRIOS