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Caxias do Sul,03/12/2024

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Pesquisa da CDL Caxias aponta que 50% dos consumidores espera descontos de 30% a 49% na Black

Fonte: Rosângela Longhi - MCom Comunicação
Pesquisa da CDL Caxias aponta que 50% dos consumidores espera descontos de 30% a 49% na Black Dos consumidores entrevistados, apenas 10% planejam antecipar itens de Natal durante a Black Friday - Crédito: Alencar Turella/CDL Caxias

Com ticket médio de R$ 1,3 mil, levantamento indica que 52,7 já sabem o querem, e estão à procura da melhor oferta. Entre os motivos para aquisição estão o interesse por produtos novos e melhores (36,2%) e preços mais acessíveis (30,7%). Eletroeletrônicos lideram a preferência (28,4%)

 

Pesquisa realizada pela CDL Caxias revela que os consumidores da cidade já estão se preparando para a Black Friday, no dia 29 de novembro. Com ticket médio de R$ 1,3 mil – aumento de 4,5% em relação a 2023 – e expectativa de dois itens por pessoa, o levantamento mostra que 52,7% dos entrevistados 1á sabem o que desejam adquirir, e procuram a melhor oferta. Desses, 49,8% pretendem encontrar descontos entre 30% e 49%, enquanto 32,2% estimam abatimentos de 10% a 29%. Outros 16,4% estão na expectativa de conseguir artefatos com 50% de desconto.

 

Entre os produtos mais procurados pelos caxienses, os eletroeletrônicos lideram a preferência com 28,4%, seguido por eletrodomésticos e móveis (24,3%), vestuário (10,3%), brinquedos e jogos (9,3%) e calçados (5,4%).

 

Em relação à intenção de compra, 39,8% afirmaram que desejam aproveitar as promoções da Black Friday para obter novos itens, o que representa aumento de 3,1% em relação a 2023. A pesquisa da CDL Caxias também mostrou que 52,7% dos entrevistados confiam totalmente nas ofertas da data, o que indica uma percepção positiva sobre a transparência das promoções, embora uma parte significativa dos clientes continue cautelosa.

 

Para 48,1% os gastos serão superiores aos do ano passado. Entre os argumentos, 24,4% alegaram que precisam estar com descontos atraentes, 23,1% mencionaram que têm mais mercadorias para comprar e 16,7% declararam que o valor do bem desejado aumentou. Já 28,6% planejam gastar o mesmo que no ano anterior e 23,3% investirão menos.

 

Monitoramento de preços e canais de pesquisa

 

A pesquisa da CDL Caxias também revelou que a grande maioria dos compradores caxienses já está monitorando os preços. Cerca de 82% dos entrevistados afirmou que estão acompanhando os produtos e 85,4% declararam que costumam pesquisar antes de realizar qualquer compra. Quanto ao destino das mercadorias, 58,3% planejam obter para si, enquanto 30,4% comprarão para a família, 4% para os filhos, 3,7% para parceiro(a) e 3,1% para a empresa.

 

Quando questionados sobre o que os motivos para participar da Black Friday, 36,2% dos consumidores revelaram estar em busca de itens novos ou melhores, 30,7% esperam valores mais acessíveis e 10% planejam antecipar itens de Natal. Além disso, 37,9% informaram que recorrem às lojas físicas para pesquisar ou buscar informações de artigos e promoções, evidenciando a importância do comércio tradicional na jornada de compra. Outros 26% pesquisam por meio de sites de busca, 24,5% nos sites das próprias lojas e 5,3% no Instagram.

 

Comportamento de compra em 2023


Quando questionados se em 2023 fizeram compras no período, 37,6% afirmaram à CDL Caxias que compraram exatamente o que queriam na Black Friday. No entanto, 26,3% não compraram nada, pois não acharam ofertas atrativas. Outros 22,8% preferiram não adquirir nenhum item e 13,3% compraram menos do que queriam devido à falta de promoções vantajosas.

 

Neste ano, a maioria dos entrevistados (35,9%) iniciou a pesquisa de objetos e preços um mês antes, enquanto 30,2% começaram 15 dias antes, 23,3% uma semana antes e 10,6% no dia da Black Friday ou na véspera.

 

Preferência pelo comércio local


Quanto ao local de compra, 45,2% dos entrevistados preferem o comércio físico caxiense, especialmente lojas de rua do Centro, enquanto 17,7% optam pelo varejo eletrônico de outras cidades, 13,2% pelos canais digitais locais e 10,5% pelas lojas de shopping do comércio local. Ao avaliar os critérios de escolha, 28,1% consideram o atendimento o mais importante, seguido pelas opções de pagamento (21,7%), pelos produtos (20,1%) e pela compra online (10,3%).

 

Comércio eletrônico versus lojas físicas


Quando questionados sobre o futuro de compra da experiência em loja física, 35,5% dos entrevistados acreditam que o comércio eletrônico substituirá em grande parte os estabelecimentos físicos. Por outro lado, 31,2% ainda veem vantagens nas compras presenciais, que oferecem uma experiência única, e 19,7% acreditam que o e-commerce substituirá as lojas físicas apenas para determinados tipos de produtos ou ocasiões, como a Black Friday.

 

Sobre a pesquisa da CDL Caxias do Sul


A Pesquisa de Intenção de Compras da Black Friday da CDL Caxias foi realizada com 753 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 29 e 31 de outubro de 2024. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em https://www.cdlcaxias.com.br/cms/assets/uploads/files/4ae09-e-book-black-friday-2024.pdf .

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