A informação da morte de José Clemente Pozenato foi confirmada através das redes sociais de sua editora. “É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento de nosso querido José Clemente Pozenato. Hoje é a página mais triste dessa grande história. Hoje, nos despedimos do afetuoso marido, pai, sogro e avô. Hoje, damos adeus ao professor, escritor, poeta e entusiasta da literatura, que tanto contribuiu para com a cultura de nossa região. Seu legado único e as tantas alegres memórias que deixa, viverão eternamente em nossos corações”, diz a publicação.
Segundo informações da família ao jornal O Globo, o escritor estava hospitalizado em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, para um procedimento cardíaco, mas morreu após complicações. O velório aconteceu na manhã desta terça-feira (26) e o sepultamento acontecerá na parte da tarde no Cemitério Público Municipal de Caxias do Sul.
José Clemente Pozetano era Membro da Academia Sul-Brasileira de Letras e da Academia Rio-Grandense de Letras. Escreveu obras como “O Quatrilho”, “O Caso do Martelo” e “A Cocanha”.
Sua obra “O Quatrilho” ganhou uma adaptação aos cinemas dirigido por Fábio Barreto e protagonizado por Gloria Pires e Patrícia Pillar. O longa-metragem foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1996.
Nascido em São Francisco de Paula, munícipio do Rio Grande do Sul, Pozetano era também tradutor e professor. Em setembro de 2022, recebeu a Medalha Simões Lopes Neto, uma das maiores honrarias do estado do Rio Grande do Sul, dada a personalidades que contribuíram para a cultura gaúcha.Facebook
COMENTÁRIOS