Na serra gaúcha | FSG comemora 25 anos e recebe Prêmio Caxias do Sul, concedido pelo Legislativo
Homenagem é concedida a entidades que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento da cidade
A FSG - Centro Universitário recebeu nesta quinta-feira (5/12) uma das maiores honrarias entregues pelo Legislativo caxiense: o Prêmio Caxias do Sul. Esta homenagem é concedida a pessoas, entidades e instituições que contribuíram notoriamente para o desenvolvimento do município. A iniciativa, aprovada por todos os parlamentares, foi da vereadora Tatiane Frizzo, do PSDB.
Fundada em 16 de dezembro de 1999, a então “Faculdade da Serra Gaúcha” tornou-se Centro Universitário em 2016. Atualmente a FSG oferece 40 cursos presenciais de graduação (bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia) e 30 Cursos de pós-graduação (especialização e MBA) presenciais, além de 280 opções de Cursos na modalidade de Ensino à distância. Possui um Campus com cerca de 53 mil metros quadrados. Referência no campo da saúde, com cursos como Odontologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Psicologia, a FSG conquistou recentemente a autorização do MEC para a abertura do Curso de Medicina, que já está com sua primeira turma em sala de aula.
Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Caxias do Sul, o reitor da FSG, Professor Doutor Denis Chidem, agradeceu a iniciativa da vereadora Tatiane Frizzo e o reconhecimento de todos os legisladores. Chidem relembrou a história do Centro Universitário, ao qual já está ligado por duas décadas. “A FSG trilhou um caminho de crescimento e sucesso em toda sua trajetória. Também tornou-se pilar fundamental para a formação de profissionais competentes e cidadãos comprometidos, fortalecendo setores como educação, saúde e inovação.
Agradecemos à comunidade de Caxias do Sul que sempre acreditou e investiu na FSG como espaço de oportunidade e crescimento. Unidos, continuaremos construindo uma instituição que transforma vidas e projeta um futuro melhor para todos nós”, afirmou.
A proponente da homenagem, vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, egressa da FSG, destacou que, ao longo de 25 anos, a FSG transformou vidas e contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional e pessoal de inúmeros estudantes. “A FSG colaborou diretamente para o fortalecimento da educação superior na Serra Gaúcha, moldando profissionais que hoje são pilares em diversos setores e impulsionando a transformação social através da educação”, destacou.
SAIBA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FSG
- Fundada como Faculdade no ano de 1999 e mais tarde transformada em Centro Universitário em 2016, a FSG conta com aproximadamente 40 cursos de graduação presenciais (bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia) e 30 opções em pós-graduação presencial (especialização e MBA), além de centenas de opções na modalidade Educação à distância.
- A instituição teve como primeiro endereço a Avenida Rubens Bento Alves, nº 8308, no Bairro Sanvitto. A partir de 2005, a sede se deslocou para a Rua Os Dezoito do Forte, nº 2366, no Bairro São Pelegrino, local em que ainda promove parte de suas atividades de ensino. Posteriormente, agregou a seu patrimônio um novo prédio, que hoje é o Campus Sede, na rua Marechal Floriano, com mais de 53 mil m², disponíveis para atender os estudantes da Instituição.
- Desde 2018, a FSG integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, o que permitiu novos investimentos em infraestrutura e a criação de cursos em áreas estratégicas, como Ciência da Computação, Engenharia Mecatrônica e Medicina.
- A instituição também proporciona de forma ativa eventos de integração à comunidade, como atividades esportivas e culturais. Além disso, possui o Centro Integrado de Saúde, que oferece atendimentos nas áreas de biomedicina, educação física, estética e cosmética, fisioterapia, psicologia, nutrição e terapia ocupacional. Exames de prevenção e laboratoriais também são ofertados para o público. Em 2023 foram realizados mais de 40 mil atendimentos à comunidade, por meio do Centro Integrado de Saúde.
- Atenta às necessidades educacionais de nível superior, a FSG alinha propostas inovadoras com foco na praticidade de ensino em convergência com as demandas do mercado. Em 2023, recebeu o conceito máximo em avaliação do Ministério da Educação (MEC). A nota provou que o Centro Universitário conseguiu atender e cumprir com distinção todos os critérios exigidos pela Comissão Avaliadora e obteve, em 2024, a autorização para o curso de Medicina, cuja primeira turma já está em sala de aula.
COMENTÁRIOS