Riot Games remunera especialistas da área de Segurança Digital para identificar falhas no Vanguard, o sistema ‘anti-cheat’ utilizado em diversos jogos da empresa
Iniciativa visa manter integridade e confiança com os consumidores
Na última segunda-feira, 02, a desenvolvedora Riot Games, comunicou por meio dos canais oficiais que recompensará em até US$ 100 mil (cerca de R$585 mil), “hackers do bem” que encontrarem falhas de segurança digital no Vanguard.
De acordo com informações divulgadas, o objetivo da prática é a proteção e integridade nos campeonatos da modalidade Valorant.
A advogada especialista em direito digital, games e esports, Luana Mendes Fonseca de Faria, explica que “Infelizmente, os programas de detecção de cheats, em alguns casos pode, de forma equivocada, apresentar falhas de segurança e falsos positivos. Os sistemas não são infalíveis e a iniciativa de buscar soluções para correção das falhas é uma ótima notícia para o usuário consumidor”.
Luana ressalta que “Um falso positivo ocorre quando o sistema de detecção interpreta erroneamente o comportamento ou os softwares no equipamento de um jogador como maliciosos ou contrários às políticas da plataforma, quando, na realidade, não o são, este erro de avaliação pode levar a sanções injustas contra usuários inocentes. Mas também podem ocorrer falhas em que o sistema deixa de punir um jogador que esteja deliberadamente agindo de forma ilegal e prejudicando o ambiente do jogo.”
Os interessados em ajudar na melhoria do ambiente de jogo da Riot devem seguir regras do programa na plataforma HackerOne, apresentar provas concretas e manter sigilo sobre as falhas descobertas para receberem as recompensas.
COMENTÁRIOS