CMPC abre inscrições para nova turma do Curso Técnico em Celulose e Papel
A iniciativa é gratuita, possui duração de 18 meses e tem como objetivo qualificar a mão de obra local para oportunidades no mercado de trabalho
Estão oficialmente abertas as inscrições para a nova turma do Curso Técnico em Celulose e Papel. Realizada pela CMPC, em parceria com o Senai-RS, a formação é gratuita, conta com 25 vagas e terá duração de 18 meses. Interessados em participar do processo seletivo devem fazer a inscrição até o dia 24 de janeiro de 2025 através do link. O regulamento completo do Curso Técnico em Celulose e Papel 2025 está disponível no site.
Promovida há 45 anos, a tradicional iniciativa oferece qualificação teórica e prática e tem como objetivo qualificar a mão de obra da população local para disputar futuras oportunidades no mercado de trabalho, tanto na própria companhia, como em outras empresas.
“Esta é mais uma iniciativa que realizamos com enfoque social. Há mais de 40 anos, sempre foi oferecida de forma gratuita e com foco na formação de mão de obra local, habilitando profissionais para que estejam aptos ao mercado de trabalho”, afirma Antonio Lacerda, diretor-geral de Celulose da CMPC no Brasil. “É muito gratificante observarmos histórias tão bonitas de pessoas que já passaram pelo curso técnico e constituíram suas carreiras em um segmento tão importante”, completa.
As disciplinas do curso abordam temas como sustentabilidade nos processos industriais; saúde e segurança no trabalho; processos de fabricação de papel e acabamento; produção de celulose; gestão de pessoas; e manutenção industrial. Os aprovados serão conhecidos no mês de março e as aulas têm previsão de início para o dia 7 de abril, na sede da CMPC, em Guaíba.
Inscrições
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ter 18 anos até a data de inscrição. Também é preciso Ensino Médio completo ou em fase de conclusão e disponibilidade de horário para frequentar as aulas. O candidato deve obrigatoriamente residir em Guaíba, Barra do Ribeiro ou município da região.
Seleção
A seleção contará com duas etapas. A primeira será uma prova no dia 15 de fevereiro, em formato virtual. Os candidatos terão quatro horas para responder 50 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma: 25 questões de língua portuguesa, 25 questões de matemática e uma questão dissertativa. Os candidatos que foram pré-selecionados passarão por uma etapa de dinâmica e entrevistas para avaliação de habilidades comportamentais.
Depoimento
De acordo com o aluno Vinicius Hoffmann, que participou da última edição, o curso oferece uma experiência única para os estudantes. “A participação no Curso Técnico em Celulose e Papel é muito enriquecedora. O contato direto com as várias visitas técnicas e a oportunidade de aprender com colaboradores e ex-colaboradores foram os pontos altos. Essas interações permitiram uma imersão única, que me fez entender melhor o cotidiano e os desafios de um colaborador da fábrica, por meio das experiências e histórias compartilhadas”, enfatiza.
Sobre a CMPC
A CMPC é uma empresa centenária do setor florestal que atua em três segmentos de negócio: celulose, itens de higiene pessoal (tissue) e embalagens. A companhia é uma representante da bioeconomia e possui suas operações alicerçadas na sustentabilidade e na economia circular. Presente no Brasil desde 2009, a CMPC possui operações em sete estados. O grupo CMPC conta com mais de 25 mil colaboradores, 54 unidades produtivas distribuídas em nove países da América Latina e cerca de 24 mil clientes atendidos ao redor do mundo. Em 2023, conquistou a 1ª posição do ranking de sustentabilidade corporativa da S&P Global. Em 2024, foi apontada pela segunda vez consecutiva como a Empresa Florestal Mais Sustentável do Mundo pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade e, com o BioCMPC, de forma inédita no Brasil, a CMPC levantou o Prêmio PMI Awards de Projeto do Ano de Engenharia, Construção e Infraestrutura, o reconhecimento mais importante do setor em nível global. O CEO do Grupo CMPC, Francisco Ruiz-Tagle, foi eleito pela Council of the Americas o CEO do Ano (2023) em Sustentabilidade. Em 2024, Ruiz-Tagle recebeu o título de CEO do Ano pela Fastmarkets Forest Products PPI Awards, que também elegeu a CMPC como líder mundial em Sustentabilidade. Outras informações estão no site.
COMENTÁRIOS