Saúde emocional no ambiente de trabalho ainda é desafio para muitos profissionais
“Um ambiente positivo e de apoio não só impulsiona o bem – estar, mas também potencializa a produtividade e a satisfação”, diz Headhunter
Manter a saúde mental no ambiente de trabalho, tem sido um dos principais desafios para muitos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Rede Brasil do Pacto Global da Organização Mundial da Saúde (OMS), revela que 18% das empresas que atuam em âmbito nacional, oferecem suporte para a saúde mental dos funcionários.
Segundo Dayanda Sanches, CEO da Advisorh Talent Solutions, profissional especialista recrutamento e seleção de pessoas, “estratégias podem ser criadas para promoção desse ambiente de trabalho saudável para todos, como a princípio, o acolhimento a esse novo funcionário que chega, tendo como pressupostos uma cultura que valorize o respeito, empatia e diversidade. Hoje, muitas empresas utilizam o Onboarding, que é caracterizado pelo processo de acolhimento de novos colaboradores em uma organização”.
Grande parte dos problemas ligados à saúde mental no ambiente de trabalho, estão relacionados à pressão, limitação de recursos financeiros e excesso de compromisso na rotina de trabalho. A Psicóloga Célia Cristina de Souza, comenta que a dinâmica organizacional influencia na saúde emocional dos colaboradores. “O excesso de carga de trabalho é um ponto que pode gerar estresse e esgotamento emocional e físico, como é o caso de demandas e pressões excessivas e jornadas longas. A falta de reconhecimento é um outro aspecto relevante, considerando que esta pode gerar desmotivação, insatisfação e sensação de inadequação e inutilidade, quando as contribuições não são valorizadas e reconhecidas. Um ambiente de trabalho tóxico, gerados por conflitos interpessoais, assédio, liderança autoritária ou falta de comunicação, geram um clima negativo na empresa, aumento da tensão e estresse, podendo causar ansiedade e baixa autoestima, por exemplo, nas pessoas envolvidas”.
COMENTÁRIOS