Seja bem-vindo
Caxias do Sul,02/04/2025

  • A +
  • A -

Nota de Repúdio | Ato de vereador desrespeita médicos e compromete ambiente hospitalar em Novo Hamburgo

Fonte: PlayPress Assessoria e Conteúdo
Nota de Repúdio | Ato de vereador desrespeita médicos e compromete ambiente hospitalar em Novo Hamburgo Divulgação

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS), o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), o Sindicato Médico de Novo Hamburgo e a Sociedade de Medicina de Novo Hamburgo vêm a público expressar veemente repúdio à recente atitude de um vereador que expôs, de forma sensacionalista, médicos em exercício na unidade de saúde de Novo Hamburgo.
 
A gravação de imagens nas dependências da UPA Centro e da UPA Canudos registrou médicos em momentos de descanso, direito assegurado por lei. Tal prática desrespeitosa promove desinformação e lança acusações infundadas contra profissionais que enfrentam jornadas intensas para oferecer atendimento de qualidade à comunidade. Os médicos plantonistas não permanecem em consultórios aguardando pacientes, mas em áreas de repouso, indispensáveis para se manterem aptos a lidar com emergências que, frequentemente, exigem alto nível de esforço físico e mental. Essa conduta imprópria, além de comprometer o ambiente hospitalar e desrespeitar a dignidade dos médicos, reforça a importância de utilizar o site do Conselho Regional de Medicina (CREMERS) - cremers.org.br, para denúncias e fiscalizações.
 
O descanso adequado é fundamental para que os médicos desempenhem suas funções de maneira segura e eficaz. Profissionais exaustos estão mais suscetíveis a erros, colocando em risco o cuidado aos pacientes e a segurança geral no atendimento. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) assegura aos trabalhadores, incluindo os médicos, intervalos para repouso ou alimentação após seis horas de atividade contínua, bem como um período mínimo de 11 horas de descanso entre jornadas de trabalho.
 
As entidades reiteram seu compromisso em proteger os direitos dos médicos e em promover a conscientização sobre a relevância do descanso como parte fundamental da prática profissional. Respeito e diálogo são indispensáveis para o fortalecimento do sistema de saúde e para a valorização daqueles que dedicam suas vidas ao cuidado da população.
 
AMRIGS, CREMERS, SIMERS, Sindicato Médico de Novo Hamburgo e Sociedade de Medicina de Novo Hamburgo
 
Sobre a AMRIGS

A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos voltada para a atualização do conhecimento técnico-científico e para a realização de debates científico-culturais relacionados à saúde, à Medicina e à vida profissional. Desde o momento de sua fundação em 1951, a AMRIGS integra a vida do médico em todas as etapas da profissão, tendo como objetivos:

  • Fomentar a ciência e a cultura médica;
  • Promover a defesa profissional;
  • Fortalecer o associativismo e a representatividade médica;
  • Ser influenciadora como entidade protagonista de ações em prol da saúde.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.