Seja bem-vindo
Caxias do Sul,27/01/2025

  • A +
  • A -

Hospital Moinhos de Vento usa tecnologia de aquisição de imagem intraoperatória Loop-X em procedimento de neuromodulação sacral

Fonte: Moinhos Critério
Hospital Moinhos de Vento usa tecnologia de aquisição de imagem intraoperatória Loop-X  em procedimento de neuromodulação sacral Crédito: Divulgação HMV

Aplicação da ferramenta para esse fim é inédita 

Com um dos parques robóticos mais diversificados da América Latina, o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), avança no uso de tecnologias para realizar procedimentos mais rápidos e seguros. Logo nos primeiros dias de 2025, a instituição utilizou, segundo a fabricante Brainlab, de forma inédita no mundo, o sistema robótico de aquisição de imagens Loop-X para realizar uma cirurgia de neuromodulação sacral.

Tratamento mais recomendado para pacientes com bexiga hiperativa com incontinência urinária de urgência e sem resultados com outras terapias, a neuromodulação sacral consiste, em um primeiro momento, na implantação de um eletrodo junto ao nervo sacral – responsável pelo controle da bexiga e do esfíncter uretral. Depois de uma semana, o paciente é avaliado para verificar a resposta ao tratamento. Em casos positivos, ele é submetido à implantação de um gerador, que promove a estimulação crônica do nervo sacral, melhorando a qualidade de vida dos pacientes em longo prazo.

“O Loop-X é uma espécie de robô de aquisição de imagens em 2D e 3D que permite a visualização com detalhes dos nervos sacrais, bem como a fusão de imagens de ressonância magnética de alta definição com o sistema de aquisição de imagens no transoperatório”, explica o urologista Marcio Averbeck, responsável pela condução da cirurgia e coordenador de Neurourologia (Núcleo de Disfunções Miccionais) do Serviço de Urologia do Hospital Moinhos de Vento. A tecnologia permite a realização do procedimento em um menor intervalo de tempo e com mais segurança. 

Suíte robótica Brainlab

O Loop-X é um dos aparelhos que integra a suíte robótica Brainlab, dedicada a procedimentos de alta complexidade e precisão e combina diferentes tecnologias de cirurgia guiada por imagens, aquisição intraoperatória de imagens 3D, robótica cirúrgica e integração digital. Os equipamentos contam com elevado grau de automatização para a obtenção da maior segurança possível no procedimento e o melhor desfecho clínico para o paciente. Segundo o chefe do Serviço de Urologia, Eduardo Carvalhal, a incorporação desta tecnologia traduz o pioneirismo do Moinhos e da Urologia em inovação na área cirúrgica. “Esse equipamento aumenta a precisão e o controle do procedimento, possibilitando que as cirurgias sejam mais eficientes e seguras”, afirma Carvalhal.

O espaço é o primeiro do tipo na América Latina – e o Hospital Moinhos de Vento foi a quinta instituição no mundo a contar com uma sala desse porte. O Loop-X integra a Suíte Robótica que a instituição adquiriu recentemente junto à empresa alemã Brainlab, em um investimento de R$ 4,9 milhões.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.