Seja bem-vindo
Caxias do Sul,03/02/2025

  • A +
  • A -

Em comemoração aos 150 anos da Imigração Italiana, Radisi Bar e Restaurante inaugura espaço cultural, em Caxias do Sul

Fonte: Gustavo Tamagno Martins - Divina Informação
 Em comemoração aos 150 anos da Imigração Italiana, Radisi Bar e Restaurante inaugura espaço cultural, em Caxias do Sul Foto Ana Salvi

O novo ambiente conta com painel que resgata a memória dos antepassados

 

No ano da comemoração de 150 anos da Imigração Italiana, o Radisi Bar e Restaurante, localizado no Largo da Estação Férrea, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, ganha um novo espaço, que pretende resgatar e valorizar a memória dos italianos. Projetado pela arquiteta Cristina Mioranza, o Espaço Cultural Radisi conta com uma área de 52 metros quadrados, que inclui mesas, cadeiras, móveis antigos e um mural personalizado, o qual relembra a trajetória dos imigrantes italianos na região, incluindo o histórico do prédio centenário do Radisi. As pesquisas foram realizadas pelo historiador e professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Anthony Beux Tessari. O investimento gira em torno de R$250 mil. A inauguração oficial do espaço está marcada para o dia 13 de fevereiro.


O Radisi está sob o comando do neurocirurgião e vice-reitor da UCS, Dr. Asdrubal Falavigna, e conta com a consultoria do chef de cozinha e apresentador Carlos Bertolazzi, responsável por toda a parte gastronômica do restaurante. A ideia do novo espaço começou a ser planejada ainda no ano passado com ideia de ser lançada em alusão aos 150 anos da Imigração Italiana.




“O propósito do Espaço Cultural Radisi é de celebrar as raízes coloniais de Caxias do Sul com um ambiente rústico e histórico e agradecer o legado de nossos imigrantes italianos através da história contada nas suas paredes, principalmente os feitos relacionados com a esquina chique e famosa de Caxias do Sul onde se encontra hoje o Radisi. Foi idealizado uma linha do tempo contando os principais fatos que fora de relevância histórica e cultural, bens materiais e imateriais foram contemplados”, explica Falavigna.


De acordo com a arquiteta Cristina Mioranza, que também é presidente do Comitê Italiano do Rio Grande do Sul (COMITES-RS), o novo ambiente foi elaborado com um ar mais descontraído, sem perder o contexto histórico do prédio e da região. “A iluminação segue o estilo da que está presente no salão. Trabalhamos com a vegetação na parte de cima para ficar com uma cara mais de varanda, uma espécie de solarium, que recebe a luz solar e se tenha aconchego na hora de estar no ambiente. Objetos históricos, como a eletrola, também podem ser encontrados no espaço”, pontua a arquiteta. 


O PRÉDIO DO RADISI

Inaugurado em 1928, nas margens da Estação Férrea, pelo imigrante italiano Aristides Germani, o prédio do antigo Moinho Sul-Brasileiro foi um marco importantíssimo para a economia e desenvolvimento industrial de Caxias do Sul. O moinho tinha capacidade para moer até 500 sacos de farinha por dia, um grande marco para a época. Hoje o prédio é patrimônio histórico tombado e foi restaurado para simular um gastrobar do início do século passado. 


O RADISI

Com um design clássico e ao mesmo tempo contemporâneo, o Radisi Bar e Restaurante tem 350 metros quadrados e é dividido em recepção, bar, cozinha, restaurante, lounge com piano de 100 anos para músicos de jazz e blues, ambiente para reuniões e eventos privativos no subsolo e, agora, com o Espaço Cultural Radisi, em comemoração dos 150 anos da Imigração Italiana.


O empreendimento fica localizado na Rua Coronel Flores, 1210, e atende de terça a domingo. De terça a quinta, das 11h30min às 14h30min e das 19h às 22h30min. Nas sextas e sábados, das 11h30min às 14h30min e das 19h às 22h30min. Nos domingos abre no horário do almoço, das 11h30min às 14h30min. O ambiente também recebe eventos corporativos ou festivos, encontros e reuniões. O perfil no Instagram é o @radisibarerestaurante.


POR QUE RADISI?

Radisi significa raízes e origens. É a nossa própria forma de dizer o que nossos antepassados falaram de diversas formas: radice (Italiano), radicio (Veneziano), radisa (Talian), radis (Trentino), radris (Friulano) — uma palavra que nos lembra do cultivo da terra, mas também da nossa memória.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.