Seja bem-vindo
Caxias do Sul,05/02/2025

  • A +
  • A -

Jesus, o Mestre do ensino, no ensino, como Mestre

Fonte: Liliane Cardoso da Silva Guedes - LBV
Jesus, o Mestre do ensino, no ensino, como Mestre Divulgação

Paiva Netto
 
Quando cito em minhas palestras e escritos os educadores, procuro dirigir-me não apenas aos heroicos profissionais dessa vocação, aos que de fato merecem essa deferência, mas igualmente àqueles que recebem de Deus (todos nós) a missão de encaminhar pela estrada correta as futuras gerações. E tantas vezes — a História está repleta de exemplos — as lições cotidianas adquiridas nos bancos escolares da existência também preparam o aluno para enfrentar os desafios de uma sociedade que chega aos estertores da postura suicida em relação ao meio ambiente.
 
 Linha educacional ecumênica
Aproveitando o ensejo, trago algumas ponderações desenvolvidas por mim ao longo dos anos, no rádio e na TV, e que pautam a linha educacional ecumênica da rede de ensino da Legião da Boa Vontade (LBV):
 A Pedagogia de Deus — antevista pelo saudoso Fundador da Legião da Boa Vontade, Alziro Zarur (1914-1979), da qual fazem parte a Pedagogia do Cidadão Ecumênico e a Pedagogia do Afeto —, marca da Instituição no transcurso desde os seus primórdios na década de 1950, visa à construção da criatura livre, pelo Amor, pela Verdade e pela Justiça Divinos. Consoante o Senhor da Paz, está singularizada no “Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos” [sentimento] e no “Conhecereis a Verdade [de Deus], e a Verdade [de Deus] vos libertará” [razão] — Evangelho, segundo João, 13:34 e 35; e 8:32.
Por que Pedagogia do Afeto? Porque a estabilidade do mundo começa no coração da criança. Não por acaso, o dia dos pequeninos, 12 de outubro, é tão perto da data dos professores, 15 do mesmo mês.
A Pedagogia de Deus significa Jesus, o Mestre do Ensino, no ensino, como Mestre.
Ora, da mesma maneira que, para sobreviver, precisamos do pão de trigo, necessitamos do pão espiritual, o que desceu do Céu, o pábulo da liberdade plena, o alimento da Vida Eterna para todos aqueles que Nele confiam, pois O respeitam (Boa Nova, nos relatos de João, 6:22 a 59).
 
José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
 

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.