Seja bem-vindo
Caxias do Sul,05/02/2025

  • A +
  • A -

Onda de calor no RS faz temperaturas baterem recorde e causa chuvas intensas

Fonte: Nando Rodrigues
Onda de calor no RS faz temperaturas baterem recorde e causa chuvas intensas Divulgação

Climatempo alerta para impacto da alta das temperaturas, que atingiram picos em cidades do Rio Grande do Sul, como Quaraí, com 43,8ºC, e Alegrete, com 40,3ºC

 

O Brasil começa a bater recordes de temperatura em diversas localidades, diante da onda de calor que está atingindo o País neste início de fevereiro. Esta semana, municípios do Rio Grande do Sul registraram temperaturas acima de 40 graus. Foi o que ocorreu em Quaraí, que alcançou a marca de 43,8oC nesta terça-feira, e em Alegrete, cujos termômetros marcaram 40,3ºC.
 

Pelos registros históricos, a temperatura de Quaraí desta terça-feira foi a maior já registrada no Rio Grande do Sul desde o começo do século 20, quando o Instituto Nacional de Meteorologia iniciou as medições. O recorde, ainda a ser validado oficialmente pelo órgão, tem como referência anterior o marco de 42,9°C, registrado em Uruguaiana, em 27 de fevereiro de 2022.


“Faltando pouco mais de um mês para o fim do verão, a tendência é de termos mais situações de recordes de temperatura, depois de 2024 ter se configurado como o ano mais quente já registrado globalmente”, afirma Pedro Regoto, gerente técnico e especialista em clima, da Climatempo – a maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina.

 

“O aumento das temperaturas no País e de forma global está diretamente relacionado às mudanças climáticas, cujos impactos têm sido cada vez mais intensos e frequentes, na forma de chuvas e ventos fortes, como os registradas neste verão no Brasil”, avalia Regoto. “Isso torna a redução das emissões de gases de efeito estufa um tema prioritário na agenda de todos – de governos e empresas –, visto que a tendência é a de que estes fenômenos climáticos se intensifiquem daqui pra frente.”

 

Atentos aos impactos do clima, entidades públicas e privadas vêm buscando o apoio de ferramentas especializadas da Climatempo, como o SMAC (Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo), os radares meteorológicos e a análise aprofundada das informações sobre o clima que é realizada pelos seus meteorologistas, para a tomada de medidas necessárias a fim de minimizar os riscos em setores como energia, aviação e infraestrutura, entre outros.
 

Localidades que registraram os níveis mais elevados

da temperatura neste início de semana (Inmetro)
 

Temperatura

Localidade

43,8oC

Quaraí (RS)

40,3°C

Alegrete (RS)

39,9°C

São Gabriel (RS)

39,6°C

São Vicente do Sul (MS)

39,5°C

Uruguaiana (RS)

39,0°C

Teutônia (RS)

39,0°C

Santa Maria (RS)

38,8°C

Bagé (RS)

38,7°C

Campo Bom (RS)


Sobre a Climatempo

A Climatempo é a maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina. Desenvolve serviços de análises e previsões climáticas para empresas e instituições da área pública e privada, com serviços especializados que atendem diversos setores de atividades, como energia, mineração, agronegócio e logística, entre outros. Para o público em geral, fornece informações sobre o clima por meio do seu website e aplicativos, e boletins com previsão do tempo para diversos veículos de comunicação. Juntos, esses canais somam 20 milhões de usuários mensalmente.

 

Comprometida com a inovação, foi a primeira empresa privada a oferecer análises climáticas customizadas no mercado brasileiro e, em 2015, instalou o LABS Climatempo no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP), para atuar na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Fundada em 1988, a Climatempo foi adquirida, em 2019, pela StormGeo, empresa líder global em serviços de inteligência meteorológica e suporte à decisão, sediada na Noruega, com presença em 15 países e 515 funcionários, e que, desde 2021, integra o grupo Alfa Laval, líder global no fornecimento de produtos nas áreas de transferência de calor, separação e manuseio de fluidos.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.