Elói Frizzo enfatiza a urgência na preservação do espaço da Maesa/Fábrica 2

O vereador também falou sobre a proteção dos mananciais de Caxias do Sul
A preservação do patrimônio da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2) foi destaque do grande expediente do vereador Edio Elói Frizzo/PSB, durante a sessão ordinária desta terça-feira (18/02). O parlamentar também contou sobre a sua preocupação com a conservação dos mananciais do município.
A partir da tribuna, o vereador afirmou fazer parte da luta que buscar tombar a Metalúrgica Abramo Eberle, a fim de a preservar como bem patrimonial e histórico de Caxias do Sul. Por isso, gostaria de realizar, com urgência, uma reunião com o prefeito Adiló Didomenico/PSDB, para analisar as questões da falta de manutenção no prédio, já que ele está com partes do telhado desabado.
O socialista propôs à Prefeitura que seja retomada, com prontidão, a gerência da Maesa, para que seja possível realizar os reparos necessários no local. Em apartes, os vereadores Claudio Libardi/PCdoB e Rose Frigeri/PT parabenizaram o colega pela escolha da pauta e concordaram com a urgência da questão. A petista propôs sugeriu uma visita ao espaço para averiguar o grau de precariedade da estrutura.
Além disso, Frizzo comentou sobre a sua participação ativa nas discussões que buscam criar propostas para aumentar a proteção dos mananciais, o que o vereador julgou ser uma questão crucial para conseguir garantir o futuro do município. O vereador também afirmou que é preciso muita atenção para construir um Plano Diretor de desenvolvimento para a formação de um novo aeroporto do município, já que a região em que a nova estrutura será desenvolvida faz parte de onde será planejada a Represa do Piaí.
O parlamentar explanou, ainda, sobre a sua participação como relator durante os dois últimos planos diretores de desenvolvimento de Caxias do Sul e como trabalhou na autoria da Lei de Parcelamento e Uso do Solo, que ainda precisa passar por aprovação na Casa Legislativa.
Outro ponto abordado por Frizzo se voltou ao fato de julgar como frágil a representação política da comunidade, em Brasília, e afirmou que são necessárias mudanças para que venham mais recursos à região. Frizzo citou o próprio apoio a conurbação de Caxias do Sul com os municípios de Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos, como tática para um crescimento mais amplo.
COMENTÁRIOS