"No label look", efeito transparente em rótulos segue em alta em 2025

Ideal para marcas que querem transmitir transparência, confiança e qualidade, as soluções autoadesivas que apresentam este efeito agregam versatilidade e reforçam o apelo visual sofisticado, além de impulsionar a sustentabilidade em diferentes níveis
Em busca da diferenciação em gôndola e aprimoramento da experiência do consumidor, por meio de uma comunicação cada vez mais direta, a busca por embalagens com rótulos e etiquetas que otimizem essa jornada é uma constante das marcas. E nesse sentido, o apelo minimalista, que segue em alta em 2025, está também presente no universo da embalagem, em soluções que carregam o conceito “clear on clear”. Também conhecido como “no label look”, trata-se de um efeito transparente que chama atenção por alinhar sofisticação e simplicidade, e faz com que o rótulo “desapareça”, dando a impressão de que os elementos gráficos estão diretamente estampados na embalagem, o que destaca o produto e sua qualidade.
De acordo com Keyse Ramalho Marques, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Avery Dennison Brasil, companhia líder mundial em soluções autoadesivas para rótulos e etiquetas, a transparência e a presença reduzida de elementos visuais na embalagem permitem que o produto seja o verdadeiro destaque e ganhe um apelo visual elegante e premium. São rótulos que transmitem exclusividade e requinte ao consumidor de diferentes segmentos, desde itens cosméticos e de cuidados pessoais, como xampus, maquiagens e hidratantes, até alimentos, bebidas artesanais e destilados.
“Rótulos e etiquetas com efeito ‘no label look’ permitem que o design aplicado à embalagem coloque o produto no centro das atenções e consiga demonstrar fielmente o que é ofertado, sua qualidade e os valores da marca, o que também aumenta a margem de confiança do consumidor e reforça os atributos de elegância adotados pela indústria. Este recurso tem sido amplamente utilizado pelo nicho de produtos mais sofisticados, principalmente em virtude desse aspecto elegante e minimalista, ambos em alta, proporcionando vantagens ao mercado varejista e agregando valor ao consumidor. De modo geral, o estilo ‘no label look’ é uma tendência que veio para ficar e deve se fazer presente em cada vez mais setores da cadeia produtiva”, aponta a executiva.
Promoção da sustentabilidade em diferentes níveis
As soluções autoadesivas são, por si só, uma ferramenta que impulsiona a eficiência operacional, melhora a durabilidade da embalagem e permite a personalização exclusiva dos produtos que serão ofertados ao consumidor. Contudo, ao optar por soluções “no label look”, ou seja, rótulos autoadesivos transparentes - principalmente quando combinadas com um adesivo com tecnologia especial, que auxilie na manutenção desta transparência, e com o liner (r)PET - é possível atender requisitos sustentáveis e de produtividade em diferentes níveis, já que as estruturas são visivelmente de menor espessura.
“Quando esses filmes são combinados com o adesivo acrílico e liner (r)PET da Avery Dennison, a solução atinge níveis ainda mais altos de sustentabilidade. Este tipo de liner conta com 30% de conteúdo reciclado, proveniente de resíduos de garrafas PET pós-consumo, o que promove também a economia circular”, comenta Keyse. O processo de fabricação do rótulo com BOPP transparente, adesivo resistente ao esbranquiçamento e liner rPET, é capaz de reduzir o uso de água, de energia e das emissões de carbono. “Com isso, a solução se torna uma escolha estratégica para empresas que entenderam a importância de gerar impactos positivos em suas operações e de oferecer produtos cada vez mais tecnológicos e inovadores a um mercado que segue em constante evolução, sem impactar no design e na aparência do produto”, conclui Keyse.
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