Seja bem-vindo
Caxias do Sul,23/04/2025

  • A +
  • A -

“Passaporte Turístico Caxias do Sul: Cidade da Gente” é implementado na comunidade escolar

Fonte: Assessoria de Imprensa - STURDE
“Passaporte Turístico Caxias do Sul: Cidade da Gente” é implementado na comunidade escolar Divulgação
Publicidade

Projeto é a continuidade do “Engajamento Comunitário Escolar”, uma nova iniciativa da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico


As secretarias do Turismo e Desenvolvimento Econômico e de Educação, implementa o projeto “Passaporte Turístico Caxias do Sul: Cidade da Gente”, na comunidade escolar do município. Essa união entre as secretarias, possibilita uma reflexão da necessidade de desenvolver iniciativas turísticas e culturais sob um viés pedagógico, através de ações educativas no meio escolar e também fora, que valorizem e mostrem o potencial da nossa cidade.




Conforme o secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier, Caxias do Sul possui um território que desfruta de muitas atividades turísticas e conhecer a cidade e ocupar os espaços públicos é muito importante para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e democrática.


“O projeto tem como objetivo despertar nos estudantes e professores o senso de pertencimento à cidade e a valorização do turismo local, além de fomentar o engajamento com a comunidade. O turismo, quando abordado de forma educativa, oferece uma visão ampliada sobre a importância do patrimônio cultural e histórico, incentivando-os a perceberem sua cidade de forma mais ativa e crítica. Ao promover o conhecimento das riquezas e histórias locais, o projeto busca reforçar o entendimento de que o patrimônio vai além de monumentos e pontos turísticos, envolvendo também as tradições, histórias, costumes e a memória coletiva da população”, afirma Gremelmaier.


O projeto, que conta com a parceria da Fundação Marcopolo e do Villagio Caxias, é a continuidade do “Engajamento Comunitário Escolar”, aplicado anteriormente na Rede Municipal de Ensino.


Ainda, segundo Gremelmaier, com essa parceria, foi possível ampliar o número de escolas atendidas no projeto. “Desta maneira, será possível garantir a democratização das informações culturais, artísticas, turísticas e históricas possibilitando acesso a espaços culturais, artísticos, esportivos e turísticos”, afirma.

Em reunião com Aline Oliveira, assessora de projetos educacionais da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico e os assessores Edelvan Borelli, Raquel Cristina Tedesco e Mário Alberto Tomazoni, responsáveis pela assessoria de projetos da Secretaria de Educação, foram decididas as escolas que serão contempladas no projeto, levando em consideração alguns critérios importantes.

Segundo Aline, nos próximos meses haverá reunião com os diretores das escolas para explicar sobre o projeto e decidir o roteiro com os atrativos turísticos que será personalizado para cada escola. A ideia é iniciar os passeios na segunda quinzena de junho.


“Estamos ansiosos para (re)descobrir nossa cidade e mostrar o que tem de melhor. Queremos criar memórias afetivas e o sentimento de pertencimento aos nossos estudantes! Levar o tema sobre turismo social, pedagógico e cultural para as escolas é essencial, pois permite que as novas gerações compreendam o valor de sua história e o impacto do turismo na identidade local. Isso contribui para a formação de cidadãos conscientes, que não só se reconhecem como protagonistas da preservação e valorização do patrimônio, mas também se tornam multiplicadores dessa consciência entre seus familiares e amigos”, complementa Aline.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.