Casa Anselmi abre suas portas com Exposição Natureza Tecida

A partir do dia 28, público poderá visitar casa de 1934 interconectada a fios e tramas que falam do contemporâneo e do antigo
“Os seres humanos estão interligados por fios invisíveis, conectando elementos como memória, ancestralidade. Construo a minha obra de maneira em que as tramas do tricô propõem uma complexidade distinta: cada fio representa um indivíduo; cada nó, um ponto de encontro de histórias e saberes”, define a artista têxtil Sandra Anselmi sobre a Exposição Natureza Tecida, que faz parte da programação do Projeto Portas para a Arte da Fundação Bienal do Mercosul e que estará visível aos olhos do público também na Casa Anselmi, em Farroupilha, até o dia 1º de junho.
A casa ancestral, que data de 1934, se mostra como o cenário perfeito para abrigar a Exposição. Desde os jardins, passando pela porta de entrada e percorrendo as escadarias dos três andares, por aqui e por ali, pelos vãos, em cada cantinho, o tricô percorre troncos de árvores e imita cogumelos em grande escala, como uma espécie de ‘invasão’ de território, ao mesmo tempo em que cria um espaço de contemplação, acolhimento e regeneração. O tricô tece os corrimões, sustenta vigas, espalha-se pelas paredes e pelos tetos, em uma grande instalação aconchegante, quentinha, natural.
Sandra Anselmi é a Diretora Criativa e Designer da Anselmi e artista têxtil autodidata, que vem expandindo os limites do meio têxtil. Suas obras são desenvolvidas a partir de técnicas artesanais, combinadas com tecnologia 3D, utilizando apenas resíduos de fios que seriam descartados.
A abertura oficial, ao final de abril, terá a participação da diretoria da Bienal do Mercosul que experimentará a cultura da região com as delícias gastronômicas produzidas pelo grupo das “Milanesas”, formado por mulheres da localidade de Nova Milano, em Farroupilha, berço da Imigração Italiana.
A partir do dia 28 de abril, as portas serão abertas ao público em geral, que poderá conhecer a paisagem minimamente descrita acima e descortinar seus detalhes. Aos finais de semana, durante a Bienal, a casa ficará aberta das 10h às 17h e as visitas são por agendamento, sempre de modo gratuito.
“E durante a semana, as visitas poderão ser agendadas em grupos, para uma experiência imersiva, conceito em alta na arte”, como cita Gabriela Pegorini, assessora institucional do espaço.
Mais sobre “Natureza Tecida”
Há pouco mais de dois anos, quando deu início à obra Natureza Tecida, Sandra Anselmi buscou, organicamente, unir as características da natureza à sua metodologia artística: livre, intuitiva, informada apenas pelas experiências do saber-fazer manual em sua trajetória – alinhavada desde a infância com a criação têxtil –, mas também por aqueles pequenos milagres do acaso; aqueles que só foram possíveis a partir da decisão de usar suas mãos como ferramenta, ocasionando manobras e torções que contêm intenção, mas são também suscetíveis à imprevisibilidade da emoção, em detrimento da técnica pura e absoluta.
A instalação de esculturas têxteis, como as que mostram cogumelos gigantes postados em frente à casa Anselmi, é a manifestação visível de algo com raízes inacessíveis pelo olho - a investigação criativa arraigada em uma artista que busca compreender a linguagem de sua própria natureza, mas faz isso partindo da observação sensível sobre a ideia do conhecimento ampliado pela coletividade. Também reflete sobre as tentativas de melhor nos comunicarmos com a inteligência da natureza.
Sobre o Projeto Portas para a Arte
O projeto Portas para a Arte, da Fundação Bienal do Mercosul, é inclusivo e tem por objetivo estimular a realização de exposições inéditas com artistas locais em galerias e espaços de Porto Alegre durante a 14ª Bienal do Mercosul, que iniciou dia 27 de março e vai até 1º de junho.
“A ideia é que Porto Alegre respire arte e fique totalmente envolta neste espírito cultural durante todo o período da Bienal e que vá além dos espaços expositivos oficiais. Este ano, uma das novidades do projeto é o espaço Casa Anselmi, em Farroupilha, que inclui a Serra Gaúcha e coloca o Portas para a Arte também no roteiro turístico do nosso Estado”, informa a Diretora de Conexões com Espaços da 14ª Bienal do Mercosul, Fernanda Carvalho Garcia.
O projeto Portas para a Arte da 14ª Bienal do Mercosul envolve um total de 42 espaços nas cidades de Porto Alegre, Farroupilha, Florianópolis e Brasília, abrangendo 63 exposições.
Serviço:
Casa Anselmi
Rua Júlio de Castilhos, 2650, Bairro Vicentina, Farroupilha, RS
Agendamento de Visitas pelo (54) 9 9978.6752
COMENTÁRIOS