Salton adota manejo 100% livre de herbicidas e atinge meta de energia renovável em suas fábricas

A Salton, maior referência em espumantes no Brasil e a vinícola mais antiga em atividade no país, divulgou seu Relatório de Sustentabilidade 2024 com resultados expressivos no campo da viticultura sustentável. Um dos destaques do documento vai para a eliminação total do uso de herbicidas nos seus vinhedos próprios na unidade de Santana do Livramento (RS).
A iniciativa foi possível porque, ao invés de produtos químicos, a empresa adota o uso de plantas de cobertura para desempenhar o mesmo papel. A mais popular nesse processo é o azevém, mas outras gramíneas também podem ser utilizadas. Elas controlam as plantas daninhas e oferecem benefícios como redução da erosão, menor evaporação da água no solo e sequestro de carbono.
Além disso, o relatório revela que a vinícola atingiu uma meta importante: 100% da energia consumida em suas unidades fabris, em 2024, veio de fontes renováveis. A conquista faz parte do compromisso ambiental da marca, que inclusive já realiza o inventário de suas emissões de gases de efeito estufa há cinco anos para os escopos 1 e 2.
Relatório apresenta avanços em ESG e está disponível para ser baixado
Prestes a completar 115 anos de história, a Salton tem ampliado sua atuação em prol de uma produção ambientalmente responsável e socialmente comprometida. O novo relatório apresenta os avanços da empresa nas dimensões ambiental, social e de governança (ESG).
“Nosso interesse genuíno é construir um legado que transcenda gerações, beneficiando as pessoas, comunidades e regiões em que atuamos. Investimos continuamente em iniciativas que promovem a sustentabilidade econômica, social e ambiental, garantindo que nosso desenvolvimento esteja sempre alinhado ao bem-estar coletivo”, destaca Maurício Salton, CEO da companhia.
O relatório também apresenta metas da Salton até 2030, como ampliar o uso de garrafas com menos vidro e reduzir ou otimizar o consumo de água anualmente. Além disso, a empresa investe em programas de formação com produtores parceiros, e em iniciativas como uso de insumos biológicos e pesquisa científica aplicada aos vinhedos.
O Relatório de Sustentabilidade 2024 da Salton está disponível para download no site: https://jornadaconsciente.
Sobre a Salton
A Salton é a marca número 1 de espumantes no Brasil (Wine Intelligence, 2022), liderando a categoria no mercado nacional desde 2005 (Nielsen). É reconhecida ainda como a maior produtora de espumantes do país (Adega Ideal, 2022). Foi a primeira marca nacional a conquistar o Top 1 de vinhos no Brasil (Wine Intelligence, 2019), além de ser a marca de espumante brasileiro mais consumida e a 5º mais importada pelos Estados Unidos (Ideal Consulting, 2020). Completando 115 anos em 2025, é a vinícola mais antiga em atividade no Brasil. Referência em sustentabilidade, a companhia possui um Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil. Suas operações são divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo-SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP.
COMENTÁRIOS