Cineclube Manifesto estreia em Caxias com exibições gratuitas e debates sobre cinema e sociedade

Publicidade
Primeira sessão será dia 29, às 19h30min, com o filme francês “O Ódio”, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás
O cinema sempre foi uma ferramenta poderosa de reflexão e transformação social. Com essa premissa nasce o Cineclube Manifesto, um espaço independente idealizado pela produtora audiovisual Ane Martins, dedicado à exibição de filmes seguidos de debates.
Mais do que um espaço para assistir filmes, o Manifesto se propõe a ser um ponto de encontro para quem vê o cinema como uma forma de pensamento crítico. A cada sessão, um filme será exibido, seguido de um debate mediado por convidados especiais, trazendo diferentes perspectivas sobre os temas abordados.
As sessões serão quinzenais, sempre trazendo filmes que provocam questionamentos e promovem diálogos com o público. A curadoria dos filmes será guiada por uma temática mensal, criando conexões entre obras e aprofundando a experiência: em Maio, o mote será Narrativas Fragmentadas; junho, Consciência e Tempo; e julho, Excesso e Decadência.
A primeira sessão acontece no dia 29 de abril, com a exibição de “La Haine” (O Ódio, 1995), de Mathieu Kassovitz. Após o filme, o jornalista Carlinhos Santos mediará o debate com o público.
O Cineclube Manifesto é aberto ao público e gratuito, reforçando o compromisso de democratizar o acesso ao cinema e ao debate crítico. O projeto conta com o apoio do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, da Sala de Cinema Ulysses Geremia e da Paralela.
Para acompanhar a programação e garantir presença nas sessões, os interessados podem seguir o projeto no Instagram: @cineclubemanifesto
O Ódio - Sinopse:
O judeu Vinz (Vincent Cassel), o árabe Saïd (Saïd Taghmaoui) e o pugilista Hubert (Hubert Koundé) vivem no subúrbio de Paris e encaram diariamente a discriminação e os abusos da polícia. Durante mais um dos corriqueiros confrontos com as forças da lei, Vinz encontra uma arma e jura assassinar um policial caso seu amigo Abdel (Abdel Ahmed Ghili), espancado em interrogatório, morra em decorrência dos ferimentos.
Ficha Técnica:
Título Original: La Haine (O Ódio)
Duração: 95 minutos
Gênero: Drama
Direção: Mathieu Kassovitz
Elenco: Vincent Cassel, Hubert Koundé, Said Taghmaoui
Cineclube Manifesto - Serviço:
Sessão dia 29 de abril, às 19h30min
Local: Sala de Cinema Ulysses Geremia
Entrada Gratuita
Mais informações: @cineclubemanifesto
Publicidade
COMENTÁRIOS