Colégio Madre Imilda conquista Troféu Ouro no Prêmio Inovação SINEPE/RS 2025
Colégio Madre Imilda conquista Troféu Ouro no Prêmio Inovação SINEPE/RS 2025
Clube de Astronomia foi reconhecido como melhor projeto na categoria Estudante Protagonista e o colégio recebeu ainda Menção Honrosa com o case de Comunicação e Marketing
O Colégio Madre Imilda, de Caxias do Sul, conquistou o Troféu Ouro na categoria Estudante Protagonista do Prêmio Inovação SINEPE/RS 2025, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul. O resultado foi anunciado na noite desta sexta-feira (05/12), durante cerimônia realizada no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre. A instituição caxiense garantiu o primeiro lugar com o projeto “Explorando o universo com protagonismo estudantil”, que disputou a categoria ao lado dos projetos Transformação de resíduos pesqueiros em soluções sustentáveis (Prata), da Escola Técnica Cristo Redentor (Porto Alegre), e Mediação: Promovendo a convivência e a colaboração entre os estudantes do Colégio Leonardo Da Vinci Beta (Bronze), de Porto Alegre.
O troféu, inédito para Caxias do Sul, foi entregue para a diretora Vanessa Rodrigues, ao professor Rudson da Rosa Pedroso e para Laura Pedroni e Maria Gabriela Giacomelli, alunas da 2ª série do Ensino Médio e que integram o Clube de Astronomia. Na ocasião, o colégio recebeu ainda a Menção Honrosa pela participação na categoria Comunicação e Marketing com o case “Estratégias de crescimento sustentável e coerente com a missão educativa da escola”. Em 2022 o Madre Imilda já havia conquistado essa mesma distinção por um projeto de gestão institucional.
Nesta edição, a tradicional instituição de ensino de Caxias do Sul, com 97 anos de atuação, inscreveu trabalhos nas quatro categorias da premiação e ficou primeiramente entre os 12 finalistas, dentre os 132 projetos inscritos de 61 instituições de todo o Estado e foi para a fase de final ficando no ranking dos três melhores projetos do Rio Grande do Sul.
“O Ouro na categoria Estudante Protagonista é para a nossa escola a concretização do resultado de um trabalho pautado na proposta de valores da Rede ICM de Educação. Motivo de orgulho e inspiração para toda a nossa cidade de Caxias do Sul, já que é a primeira vez que um colégio local recebe essa distinção, que é a maior do Estado em ensino privado”, destaca a diretora. Para as alunas, Laura e Maria Gabriela, “vivenciar esse momento representou o verdadeiro protagonismo, desde a apresentação do pitch até o evento de premiação estivemos completamente envolvidas. Foi uma grande responsabilidade representar o colégio e agradecemos o voto de confiança que recebemos de toda a comunidade escolar”. O professor de Física, Rudson da Rosa Pedroso, conta que "em apenas um ano, o número de participantes do Clube de Astronomia cresceu 150%, passando de 16 alunos em 2024 para 40 em 2025. O sucesso é refletido no engajamento dos estudantes, no desempenho em competições acadêmicas e na criação de novas iniciativas científicas e culturais".
O que achou desta notícia?
Sua opinião é fundamental para nosso jornalismo.
Carregando comentários...