Jornal Ponto Inicial
Publicidade

Entrega da chave da cidade abre Carnaval de Rua de Caxias

Evento reuniu comunidade carnavalesca, com agremiações e blocos de rua, e autoridades em torno da celebração. Desfile na Sinimbu será em 28 de fevereiro

Laudir Dutra - Redação Publicado em 12 de fevereiro de 2026 às 14:42
Fonte: Josmari Pavan - - Esse conteúdo é uma collab entre a AdriSilva Agência de Conteúdo e a Lato Sensu Assessoria de Comunicação & Eventos Foto: Katrine Damasceno, Inaiara Ketlyn dos Santos de Sousa, Ana Luiza Dellapussa Soares, Edson Néspolo Carlos Eduardo Marques de Souza - William Cabral
Publicidade
O Carnaval já começou em Caxias do Sul. A tradicional entrega da chave da cidade ao Rei Momo abriu oficialmente as comemorações do Carnaval de Rua e deu o tom de alegria, retomada e muito samba no pé. O evento ocorreu nesta segunda (9) na quadra da Escola de Samba Acadêmicos Filhos de Jardel, reunindo autoridades, imprensa, agremiações carnavalescas, blocos e a corte do Carnaval em uma noite marcada por festa e emoção.
Entrega da chave da cidade abre Carnaval de Rua de Caxias
Com clima contagiante, o evento foi tomado pelo som do samba, apresentações das escolas e pela animação das agremiações e da corte carnavalesca, que mostraram que o Carnaval de Rua de Caxias do Sul está mais vivo do que nunca. Entre sorrisos, batuques e passos marcados, a cidade entrou oficialmente no ritmo da folia.
A entrega simbólica da chave pelo vice-prefeito, Edson Néspolo, ao Rei Momo, Carlos Eduardo Marques de Souza, em nome da corte carnavalesca, representa o início oficial da programação, passando simbolicamente o comando da cidade para a festa popular mais democrática do calendário cultural. 
Entrega da chave da cidade abre Carnaval de Rua de Caxias
Além de muita festa, o evento do dia 9 também foi marcado pela apresentação de novidades sobre o grande desfile do dia 28 de fevereiro. O público e as agremiações puderam conhecer mais detalhes da organização, incluindo o mapa do evento, que orienta concentração, percurso e estrutura.
O desfile terá início às 19 horas. Nação Verde e Branco inaugura o samba na avenida, seguida de Pérola Negra, Unidos do É O Tchan, Filhos de Jardel, XV de Novembro e São Vicente. O corso deve finalizar por volta de 1h de domingo, 29. 
As arquibancadas terão capacidade para 700 pessoas. O valor do ingresso é R$ 30. Haverá meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes, conforme a legislação vigente. Os camarotes terão capacidade para 480 pessoas, e o valor da mesa (para quatro pessoas) é de R$ 150. 
A edição marca a retomada do concurso oficial das escolas de samba após 10 anos e o aguardado retorno do desfile à Rua Sinimbu, coração da cidade. Com o tema “Qual a sua RUA?”, o Carnaval deste ano convida o público a celebrar identidade, pertencimento e cultura local.

O que achou desta notícia?

Sua opinião é fundamental para nosso jornalismo.

Comentários

Carregando comentários...

Publicidade Publicidade