Gravidez no verão | Como evitar os desconfortos?
Gravidez no verão | Como evitar os desconfortos?
No verão, é comum que os sintomas como inchaço, dor de cabeça e tonturas,sejam maiores. O inchaço surge pela retenção de líquidos. Com o calor, apressão arterial, que naturalmente já é mais baixa em gestantes, reduz aindamais, o que acaba favorecendo o acúmulo de líquidos nas pernas e pés. Nestesentido, a hidratação é indispensável, por aumentar o volume de água no corpo.
Dores de cabeça também são frequentes e costumam estar relacionadas àdesidratação provocada pelo calor intenso. Como o uso de muitos medicamentos écontraindicado na gravidez, o principal cuidado é beber bastante água e evitarexposição prolongada ao sol. Tonturas e desmaios acontecem em decorrência daqueda da pressão arterial. Além de manter a hidratação, descansar em locaisfrescos e ventilados ajuda a estabilizar.
As temperaturas elevadas pedem roupas leves, especialmente durante agestação. A prioridade é o conforto térmico. Tecidos naturais, como o algodão,ajudam na troca de calor e permitem maior respirabilidade. Roupas soltas,vestidos fluidos e bermudas mais largas facilitam a movimentação e evitamirritações na pele.
No caso de idas à praia ou piscina, é ideal levar mais de um biquíni.Permanecer por muito tempo com a peça molhada pode resultar em infecçõesurinárias e ginecológicas, já que o pH vaginal fica mais ácido na gravidez e aimunidade se altera, proliferando fungos e bactérias.
Mesmo com a rotina ativa, descansar é fundamental. O calor excessivocausa fadiga e aumenta o cansaço característico da gestação. Momentos derepouso, com os pés elevados, ajudam a reduzir os inchaços e aliviam odesconforto causado pela dilatação dos vasos sanguíneos.
O que achou desta notícia?
Sua opinião é fundamental para nosso jornalismo.
Carregando comentários...