SIMECS completa três anos de Escola do Amanhã
SIMECS completa três anos de Escola do Amanhã
Mais de 1,3 mil jovens passaram pelo programa até agora. Novas turmas se formam neste mês
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS) vai formar novas turmas na Escola do Amanhã, que completa três anos de história e não para de crescer. É um movimento que nasceu em 2023, com o propósito de formar jovens de 14 a 16 anos para vagas na indústria, abrindo novas oportunidades. O resultado deu tão certo, que o programa se expandiu e deve chegar a mais cidades da região em 2026. Em três anos, são mais de 1,3 mil estudantes atendidos.
Neste ano, as formaturas ocorrem no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC). É o encerramento de todo o aprendizado pelo qual passaram os jovens, que agora conhecem o ambiente industrial e estão mais familiarizados com o mercado de trabalho e preparados para as escolhas profissionais.
A Escola do Amanhã tem duas frentes de atuação. Em uma delas, a partir do aprendizado em Introdução à Robótica e Robótica Colaborativa, os adolescentes do Ensino Fundamental preparam-se para ser a base da indústria do futuro e para as novas profissões. Eles recebem conteúdos sobre introdução à robótica, projetam e criam robôs em impressoras 3D. As aulas são ministradas por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Nilo Peçanha e Mecatrônica).
Os jovens fazem também visitas guiadas a empresas, em uma imersão prática e contextualizada, e desenvolvem um desafio, vivenciando o dia a dia das indústrias. Além disso, aprendem sobre educação financeira, por meio de parceria com a Sicredi, e recebem dicas sobre prevenção à violência e ao uso de drogas, em parceria com as polícias Civil e Militar. Todas as atividades são desenvolvidas no contraturno da escola.
O que achou desta notícia?
Sua opinião é fundamental para nosso jornalismo.
Carregando comentários...