Jornal Ponto Inicial

“Quixotchê e as Histórias dos Pampas”, novo espetáculo do Grupo Ueba, estreia neste domingo no Moinho da Cascata

Lançamento da peça integra a programação do projeto Moinho Cultural, que segue até 15 de novembro, com atividades gratuitas para toda a família, incluindo teatro, circo, dança, música, contação de histórias, baú de brincadeiras e muitas atrações lúdicas p

Laudir Dutra - Redação Publicado em 31 de agosto de 2026 às 21:11
“Quixotchê e as Histórias dos Pampas”, novo espetáculo do Grupo Ueba, estreia neste domingo no Moinho da Cascata
Fonte: Adriana Schio | Invox Comunicação Foto: Quixotchê e as Histórias dos Pampas por Aline Zilli
Publicidade
O projeto Moinho Cultural, que iniciou em agosto e segue até 15 de novembro, no Centro Cultural Moinho da Cascata, em Caxias do Sul, trará um trabalho inédito na programação do mês de setembro: o lançamento de “Quixotchê e as Histórias dos Pampas”, novo espetáculo que passa a integrar o repertório do Grupo Ueba Produtos Notáveis. A estreia da peça acontece no próximo domingo (6), às 16h, com entrada gratuita, trazendo a temática do gaúcho justamente no mês dedicado às tradições gauchescas.
“Quixotchê e as Histórias dos Pampas”, novo espetáculo do Grupo Ueba, estreia neste domingo no Moinho da Cascata
Com direção e dramaturgia de Jonas Piccoli, o espetáculo é inspirado livremente em Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, e na literatura gaúcha, convidando o público a uma divertida viagem pelos campos do Rio Grande do Sul. Entre personagens, causos, música e imaginação, dois atores percorrem o universo de autores e figuras que ajudaram a construir o imaginário gaúcho, encontrando Blau Nunes, personagem de João Simões Lopes Neto; Capitão Rodrigo Cambará, criado por Erico Verissimo; Mario Quintana, poeta e escritor; e tantos outros. Uma travessia lúdica e poética pela memória, pela identidade e pelas histórias que atravessam gerações.

A peça tem no elenco os atores Maicon Lionço e Pablo Beluck, concepção de cenografia de Jonas Piccoli, execução de máscaras de Mike Almeida, adereços de Pablo Beluck e Maicon Lionço, arranjos de Rafa de Boni – que fará participação especial tocando ao vivo na estreia –, treinamento de elenco em técnicas de máscara de Márcio Silveira dos Santos, execução de figurinos de Mara Fagundes e Fabiana Guidolin, e produção cultural de Aline Zilli.

“Quixotchê e as Histórias dos Pampas” foi criado para circular por diferentes espaços e celebrar, de forma lúdica e contemporânea, a cultura e a literatura gaúchas. A montagem aproxima o teatro do público por meio de formas animadas, máscaras, objetos e música, criando um universo cênico que pode ocupar teatros, espaços culturais, escolas, praças e outros ambientes, adaptando-se às características de cada lugar.

A exibição do novo espetáculo do Grupo Ueba é só uma das muitas atrações previstas no projeto Moinho Cultural, que segue durante o mês de setembro com intensa programação cultural para divertir crianças e adultos e oferecer entretenimento gratuito para toda a família. As atividades acontecem nas tardes de sábados e domingos, incluindo apresentações de teatro, circo, dança, música, contação de histórias, animações culturais e Baú de Brincadeiras. O Moinho da Cascata abre aos finais de semana das 14h às 18h. Todas as atividades têm entrada franca, com ingressos limitados distribuídos por ordem de chegada.

Atrações principais de setembro

Entre as principais atrações programadas para o mês de setembro – além do lançamento de “Quixotchê e as Histórias dos Pampas” no dia 6 – estão a apresentação de “Meias Histórias ou Histórias de Meias”, outra montagem do repertório do Grupo Ueba, programada para o dia 13. Já o domingo do dia 20 reserva a apresentação de “Gigi e o Segredo dos Livros”, de Coledivas – Coletivo de Mulheres Artistas. E no último domingo de setembro, 27, a atração ficará por conta do Grupo Vivandeiros da Alegria, que apresentará “A Leitura é o Melhor Remédio”, uma mistura de teatro, circo, leitura e alegria. Essas atividades contam com interpretação em Libras.

A programação completa do mês de setembro por ser conferida no link do site do Moinho.

O projeto Moinho Cultural é uma realização do Grupo Ueba e do Moinho da Cascata, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do RS (LIC Pró-Cultura RS), patrocínio da Central de Rações, Engefiltros e Instituto Elisabetha Randon, e apoio cultural do SESC Caxias do Sul, Sicredi Pioneira e Tondo Participações.

SERVIÇO

O QUÊ: Projeto Moinho Cultural
QUANDO: até 15 de novembro

PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO

05/09 (sábado)
  • 14h30 – Animação Cultural
  • 15h – Contação de História Era uma vez Dó Ré Mi (contação cantada)
  • 16h – Baú de Brincadeiras

06/09 (domingo)
  • 15h – Contação de História com Deivid Lopes
  • 16h – Estreia do espetáculo Quixotchê e as Histórias dos Pampas, do Grupo Ueba

12/09 (sábado)
  • 14h30 – Animação Cultural
  • 15h – Contação de História com Milena Signorelli
  • 16h – Baú de Brincadeiras

13/09 (domingo)
  • 15h – Contação de História com Bárbara Andelieri
  • 16h – Meias Histórias ou Histórias de Meias, do Grupo Ueba

19/09 (sábado)
  • 14h30 – Animação Cultural
  • 15h –Histórias e cantigas gaúchas com Aline Luz e Lucas Bacchi
  • 16h – Baú de Brincadeiras

20/09 (domingo)
15h – Contação de História E aí que história vem aí (com Libras)
16h – Gigi e o Segredo dos Livros com Coledivas

26/09 (sábado)
  • 14h30 – Animação Cultural
  • 15h – Contação de História com Gica Conta
  • 16h – Baú de Brincadeiras

27/09 (domingo)
  • 15h – Contação de História com Samara Rech
  • 16h – A Leitura é o Melhor Remédio com Vivandeiros da Alegria

LOCAL: Centro Cultural Moinho da Cascata (Rua Henrique Riboldi, 69, bairro Marechal Floriano, Caxias do Sul)
ENTRADA: Gratuita – Ingressos limitados distribuídos por ordem de chegada
REALIZAÇÃO: Grupo Ueba Produtos Notáveis e Centro Cultural Moinho da Cascata
FINANCIAMENTO: Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (LIC Pró-Cultura RS)
PATROCÍNIO: Central de Rações, Engefiltros e Instituto Elisabetha Randon
APOIO CULTURAL: SESC Caxias do Sul, Sicredi Pioneira e Tondo Participações
INFORMAÇÕES: site do Moinho da Cascata e redes sociais @grupoueba e @moinhodacascata

Sobre o Grupo UEBA Produtos Notáveis

Fundado há mais de 20 anos por Aline Zilli e Jonas Piccoli, o Grupo Ueba Produtos Notáveis é reconhecido por suas produções teatrais inovadoras, contribuindo significativamente para a cena cultural da Serra Gaúcha e do Rio Grande do Sul. Além do teatro, o grupo atua na literatura e no cinema, ampliando seu impacto cultural. Há mais de 10 anos, ocupa as instalações do Centro Cultural Moinho da Cascata, em Caxias do Sul, um espaço histórico revitalizado que abriga atividades culturais e de lazer acessíveis ao público. Site.

O que achou desta notícia?

Sua opinião é fundamental para nosso jornalismo.

Leia Também

Comentários

Carregando comentários...

Publicidade Publicidade