Jornal Ponto Inicial

Carnaval de Rua de Caxias do Sul volta para a Sinimbu

28 de fevereiro é a data da retomada dos desfiles das escolas de samba no centro da cidade e do retorno do concurso oficial. Expectativa é de que o público possa chegar a 20 mil pessoas na noite de festa

Laudir Dutra - Redação Publicado em 06 de fevereiro de 2026 às 19:47
Fonte: Esse conteúdo é uma collab entre a AdriSilva Agência de Conteúdo e a Lato Sensu Assessoria de Comunicação & Eventos Foto: Fotos William Cabral
Publicidade
O Carnaval de Rua 2026 de Caxias do Sul será inesquecível. A grande festa popular, marcada para 28 de fevereiro, sábado, sinaliza a retomada do concurso oficial das escolas de samba, após 10 anos, e o retorno do desfile à rua Sinimbu, coração da cidade.
Carnaval de Rua de Caxias do Sul volta para a Sinimbu
Com o tema ‘Qual a sua RUA?’, a edição deste ano chama a atenção para temas como pertencimento à cidade e cultura local. Seis escolas de samba participam do retorno histórico: Nação Verde e Branco, Acadêmicos Pérola Negra, Unidos do É o Tchan, Acadêmicos Filhos de Jardel, Acadêmicos XV de Novembro e São Vicente. Em 2025, uma apresentação simbólica realizada na Rua Plácido de Castro, ao lado da Maesa, reuniu aproximadamente 12,5 mil pessoas, antecipando o clima de retomada que agora ganha força.  

O clima de renovação impulsiona a expectativa de público para este ano que, segundo os organizadores, ultrapasse 15 mil pessoas, podendo chegar a até 20 mil pessoas. O desfile terá início no cruzamento da Sinimbu com a Alfredo Chaves, e término na junção com a Dr. Montaury. A concentração das escolas de samba ocorre entre as ruas Andrade Neves e Guia Lopes. 

O desfile está previsto para iniciar às 20h. Nação Verde e Branco inaugura o samba na avenida, seguida de Pérola Negra, Unidos do É O Tchan, Filhos de Jardel, XV de Novembro e São Vicente. O corso deve finalizar por volta de 1h de domingo, 29. O tempo de desfile para cada escola será de, no mínimo, 30 minutos, e no máximo, de 60 minutos. O tempo inclui a passagem de som e aquecimento. 

Cada agremiação terá um carro alegórico e, no mínimo, 130 componentes, sendo obrigatórios 30 na Bateria, 10 na Ala das Baianas e, no mínimo, seis na Comissão de Frente. Nesta edição, 18 jurados serão escalados para avaliarem os quesitos Tema Enredo, Comissão de Frente, Samba-Enredo, Fantasia, Alegorias e Adereços, Bateria, Harmonia Musical, Casal Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Evolução. As escolas que alcançarem o primeiro, segundo e terceiro lugares serão agraciadas com troféus. 

O público poderá ocupar o entorno da Sinimbu de forma livre. Uma praça de alimentação, montada especialmente para o evento, na Praça Dante Alighieri, amplia a comodidade de quem vai prestigiar o Carnaval. Efetivos da Brigada Militar e da  Guarda Municipal da Secretaria Municipal de Segurança atuarão na segurança. 

Entrega da chave da cidade abre a festa

A entrega da chave da cidade pelo prefeito municipal ao Rei Momo marcará o início da programação do Carnaval de Rua. O evento, com participação de autoridades, imprensa, agremiações e blocos carnavalescos, ocorre no dia 9 de fevereiro, segunda-feira, a partir das 18h30, na quadra da Escola de Samba Acadêmicos Filhos de Jardel (Rua Treze de Maio, 442, bairro Lourdes).

“O Carnaval de Rua deste ano tem vários marcos importantes que precisamos celebrar. Nesse contexto de retomada do evento, a volta das escolas de samba para a Sinimbu é, com certeza, muito marcante. A festa merece estar na sua ‘avenida original’, a rua mais importante da cidade, onde tudo acontece. Isso reforça a legitimidade do Carnaval caxiense e o pertencimento junto à comunidade”, comenta Jessica De Carli, presidente do Instituto SAMbA.

Para a Secretária da Cultura de Caxias do Sul, Tatiane Frizzo, o Carnaval de Rua faz parte do planejamento contínuo da Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Diretoria de Arte e Cultura Popular. “Nosso esforço reforça o compromisso da cidade com a valorização da cultura popular, consolidando o evento como um espaço democrático e de expressão artística.”

Ensaios das agremiações 

Admiradores da folia já podem aproveitar o clima de pré-Carnaval com os ensaios técnicos das escolas, que mobilizam as comunidades envolvidas e são momentos cruciais para o teste dos quesitos que serão avaliados na avenida. Confira o cronograma:
 - Acadêmicos XV de Novembro: 7/2, 20h, na quadra da escola (Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz)
 - Unidos do É o Tchan: 8/2, 16h, ginásio Imigrante (Rua Canopus, 707, bairro Cruzeiro)
 - Acadêmicos Pérola Negra: 14/2, 20h (Rua Raquel Coseau, 14 Bairro Mariani)
 - São Vicente: 14/2, 20h (centro comunitário São Vicente -Rua São Vicente, 09)
 - Acadêmicos Filhos de Jardel: 15/2, das 14h às 22h (Treze de Maio 442)
 - Nação Verde e Branco: 21/2, 20h (Av. Júlio de Castilhos, 4527)

Oficinas Pré-Carnaval

Como parte da mobilização social que o Carnaval fomenta, nos meses de janeiro e fevereiro, o Instituto de Leitura Quindim coordena o projeto ‘Pré-Carnaval nas Comunidades – oficinas de adereços, figurinos e alegoria’, com a realização de 12 oficinas formativas em diferentes bairros de Caxias do Sul. A iniciativa busca qualificar integrantes das agremiações, ampliar o acesso da comunidade aos processos de produção do Carnaval e fortalecer a cultura popular local. O projeto é realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), em parceria com o Instituto de Leitura Quindim, viabilizado por emendas parlamentares do deputado estadual Pepe Vargas e da deputada federal Denise Pessôa, destinadas exclusivamente à execução das oficinas.

Corte do Carnaval após 10 anos

Em antecipação à festa, em novembro de 2025 foi escolhida a nova corte do Carnaval 2026, composta pela Rainha Ana Luiza Dellapussa Soares (Pérola Negra), as princesas Inaiara Ketlyn dos Santos de Sousa (Filhos de Jardel) e Katrine Damasceno (XV de Novembro), além do Rei Momo Carlos Eduardo Marques de Souza (Nação Verde e Branco). O grupo passou pela avaliação de júri especializado, a partir dos quesitos samba no pé, beleza, simpatia e desenvoltura na entrevista. Milhares de pessoas participaram do evento, realizado no SuperClub, que não ocorria desde 2016. A corte tem a missão de representar o espírito carnavalesco e a retomada da festa junto à comunidade.

Conheça os enredos do Carnaval de Rua 2026

Nação Verde e Branco
Carnaval de Rua de Caxias do Sul volta para a Sinimbu
Enredo: “Majestade Negra – de ilu ayê à corte pampeana”
Intérprete: Roberto Costa
Acadêmicos Pérola Negra
Enredo: “O Sonho de um menino se transforma em aquarela: salve Presidente Cafú, o brilho eterno de um sambista”
Intérprete: Wagner Macedo

Unidos do É o Tchan
Carnaval de Rua de Caxias do Sul volta para a Sinimbu
Enredo: “Vou sair do seu corpo, para festejar, prazer! Sou a tatuagem que vai te marcar”
Intérprete: Igor Sorriso

Acadêmicos Filhos de Jardel
Carnaval de Rua de Caxias do Sul volta para a Sinimbu
Enredo: “Tá na mesa, tá na manga, tá na mão: no jogo da avenida, meu Jardel é campeão”
Intérprete: Alexsandro Figueiro Rosa

Acadêmicos XV de Novembro
Carnaval de Rua de Caxias do Sul volta para a Sinimbu
Enredo: “É de aço o compasso da academia: XV de Novembro canta o aço, o metal e a metalurgia”
Intérprete: Leandro Castangna (Leandrinho LV)

São Vicente
Carnaval de Rua de Caxias do Sul volta para a Sinimbu
Enredo: “Do Axé ao Amém”
Intérprete: Ricardo Dilamar Coelho de Camargo

O Carnaval de Rua de Caxias do Sul 2026 é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Cultura/Diretoria de Arte e Cultura Popular, do Instituto SAMbA, do Instituto de Leitura Quindim e das Escolas de Samba de Caxias do Sul. Apoio: CODECA, SAMAE, Brigada Militar, Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Secretaria de Gestão Urbana, Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Secretaria da Saúde (SAMU), Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Urbanismo, Secretaria de Obras, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Esporte e Lazer.

A realização do evento conta com recursos da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, além de emendas parlamentares da deputada federal Denise Pessoa e do deputado estadual Pepe Vargas.

O que achou desta notícia?

Sua opinião é fundamental para nosso jornalismo.

Comentários

Carregando comentários...

Publicidade Publicidade