Jornal Ponto Inicial

TumTum Festival inicia ações culturais de 2026 com exposição

Além da Expo TumTum, festival, que chega à sua 11ª edição neste ano, lança novos conceito e formato

Laudir Dutra - Redação Publicado em 28 de janeiro de 2026 às 10:08
Fonte: Matheus Teodoro - Ito Comunicação Propositiva Foto: Foto Maurício Concatto
Publicidade
A 11ª edição do TumTum Festival, marcada para o segundo semestre, em Caxias do Sul, começa a ganhar forma a partir de quinta, 29, com a abertura da Expo TumTum. Em 2026, o Espaço Cultural Mário Crosa, junto à Câmara de Vereadores do município, é o ponto de partida da ação. 
TumTum Festival inicia ações culturais de 2026 com exposição
Ao longo dos próximos meses, a exposição também vai passar pela Praça CEU - Centro de Artes e Esportes Unificados, no bairro Cidade Nova, e pelo prédio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), no bairro São Pelegrino, além de outros espaços culturais da cidade. O acesso a todos os locais é gratuito.

A Expo TumTum abre a programação do festival. O acervo fotográfico é composto por registros que destacam alguns dos mais de 250 shows produzidos pelo TumTum ao longo da última década. Somado a isso, a exposição antecipa outros momentos importantes do próprio festival, como a abertura do edital que seleciona atrações para compor o line-up, processo que deve iniciar em maio, bem como o Aquece TumTum, que começa em março.

“Em 2026, o TumTum chega com formato ampliado. O festival vai ocorrer ao longo de uma semana, com line-up que vai reunir artistas contemporâneos da cena musical da América do Sul. Além do formato tradicional, o TumTum agora é focado em atividades de formação e qualificação de agentes criativos, com mentorias, oficinas, painéis de debates e showcases em parceria com a UCS Escola de Música”, antecipa Juli Pandolfo, diretora-executiva e criativa do TumTum Festival.

A gestora cultural menciona que entre os profissionais confirmados para a etapa formativa estão a paulista Dani Ribas, PHD em Sociologia e coordenadora do Instituto Abramus, e a gaúcha Dedé Ribeiro, produtora cultural há mais de 30 anos e com formação na Sorbonne. A curadoria musical do festival é composta por profissionais de diversas regiões do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, que vão ter seus nomes divulgados em breve.

Novo conceito em evidência
Desde quinta, 22, as redes sociais do TumTum (Facebook, Instagram, TikTok e YouTube) apresentam conteúdos com a identidade visual da 11ª edição. As modificações estão conectadas ao novo conceito do festival, criado pela Bigode Design, de Caxias do Sul. 

“Futuros que se tocam” sintetiza esse movimento: futuros plurais, construídos a partir do encontro entre gerações, trajetórias e ideias, onde a música e a cultura seguem sendo o elo que emociona, ensina e transforma. Mais do que isso, traduz a evolução natural da iniciativa. Afinal, se antes a música tocava vidas no presente, agora ela também cria possibilidades para o amanhã.

O TumTum Festival é uma realização de Juli Pandolfo Conexões Criativas. Apoio cultural: Instituto Elisabetha Randon, Randoncorp e Villagio Caxias. Apoios institucionais: UCS Escola de Música, Conexo, RS Criativo, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Caxias do Sul (Sturde), Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Financiamento: Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC). 

SERVIÇO
O quê: abertura da Expo TumTum
Quando: quinta, 29, às 17h
Onde: Espaço Cultural Mário Crosa, no subsolo da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (rua Alfredo Chaves, 1323, Exposição)
Visitação gratuita disponível até 12 de fevereiro, de segunda a sexta, das 8h às 17h 

**A Praça CEU, no bairro Cidade Nova, e o prédio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), no bairro São Pelegrino, além de outros espaços culturais da cidade, também vão receber a exposição ao longo dos próximos meses

Sobre o TumTum Festival
Ao longo de sua primeira década de história, o TumTum Festival se consolidou no mercado musical da América do Sul com mais de 250 shows nacionais e internacionais, que reuniram milhares de pessoas em Caxias do Sul. No line-up, artistas consagrados e expoentes da musicalidade contemporânea continental.

Em sua segunda década, com conceito ampliado e renovado, o festival se prepara para criar novas conexões. Além de shows, por meio de ações formativas em parceria com a Escola de Música da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o TumTum irá qualificar profissionais essenciais para o setor cultural, como agentes culturais, artistas e profissionais da área técnica, possibilitando que experiências modernas e de excelência sejam desenvolvidas na Serra Gaúcha. 

O que achou desta notícia?

Sua opinião é fundamental para nosso jornalismo.

Comentários

Carregando comentários...

Publicidade Publicidade