Jornal Ponto Inicial

Curso gratuito de Programação Web prepara jovens para o mercado de trabalho

Além das aulas, o Instituto Percorre oferece auxílio-transporte, lanche, uniforme, material didático e conexão com oportunidades de emprego para jovens de 15 a 29 anos. Interessados podem se inscrever até 31 de julho.

Laudir Dutra - Redação Publicado em 23 de julho de 2026 às 22:52
Curso gratuito de Programação Web prepara jovens para o mercado de trabalho
Fonte: Tatiana Csordas - Infinito Comunicação Foto: Instituto já formou mais de 50 mil jovens no país. Divulgação Instituo Percorre
Publicidade
Jovens de Porto Alegre que desejam iniciar uma carreira na área de tecnologia têm uma oportunidade gratuita com o curso de Programação Web oferecido pelo Instituto Percorre. A formação é presencial e ocorre na Fundação Irmão José Otão (FIJO), no Campus da PUCRS. A iniciativa integra o programa de qualificação profissional da instituição, que neste semestre disponibiliza quase 1.500 vagas gratuitas em todo o Brasil. As inscrições vão até o dia 31 de julho e devem ser feitas no link: institutopercorre.org.br/cursos.

O curso é voltado para jovens de 15 a 29 anos que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio, preferencialmente na rede pública. Não é necessário ter conhecimento prévio em tecnologia.

As aulas iniciarão no dia 11 de agosto e serão realizadas de segunda à quinta-feira de forma presencial e online às sextas-feiras, com opções de turmas pela manhã, das 8h às 12h, ou à tarde, das 13h30 às 17h30.

Durante a formação, os estudantes recebem vale-transporte, lanche, uniforme e material didático, permitindo que possam se dedicar aos estudos de forma totalmente gratuita.

Além da formação técnica em Programação Web, o curso também desenvolve competências essenciais para o mercado de trabalho, como comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas, organização, postura profissional, inteligência emocional e protagonismo. Os participantes ainda aprendem a elaborar apresentações, escrever e-mails profissionais, participar de reuniões e se preparar para processos seletivos.

O diferencial do Instituto Percorre está na integração entre educação e empregabilidade. Após a conclusão do curso, os alunos passam a contar com o apoio do Núcleo de Oportunidades, que conecta os formandos a vagas de emprego, estágio e aprendizagem em empresas parceiras, que acompanha sua trajetória profissional por até cinco anos.

Os resultados comprovam o impacto da iniciativa. De acordo com o Relatório Integrado 2025, o Instituto Percorre formou 1.831 jovens no ano passado, inseriu 1.530 profissionais no mercado formal de trabalho e contribuiu com um aumento médio de 60% na renda familiar dos alunos empregados. A instituição também registrou 95% de taxa de conclusão dos cursos e ampliou sua rede para mais de 80 empresas parceiras.

Com quase três décadas de atuação, o Instituto Percorre já formou mais de 50 mil profissionais e contribuiu para a empregabilidade de mais de 18 mil jovens em todo o país. Além do Rio Grande do Sul, o Instituto também está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. Reconhecido entre as melhores ONGs do mundo pelo ranking TheDotGood, o Percorre atua para ampliar o acesso de jovens e pessoas com deficiência às oportunidades de formação e trabalho.

Serviço:

Curso: Programação Web (gratuito)

Inscrições: abertas até 31 de julho no site institutopercorre.org.br/cursos
Início das aulas: 11 de agosto de 2026
Público: jovens de 15 a 29 anos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio (preferencialmente na rede pública)

Local das aulas: Fundação Irmão José Otão (FIJO) – Prédio 2, Campus da PUCRS – Av. Ipiranga, 6681, Bairro Partenon, Porto Alegre (RS)

Horários:
  • Manhã: 8h às 12h
  • Tarde: 13h30 às 17h30

Benefícios:
  • Vale-transporte
  • Lanche
  • Uniforme
  • Material didático

Sobre o Instituto Percorre:

Há quase três décadas, o Instituto Percorre atua na formação profissional gratuita de jovens e pessoas com deficiência com menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho. Com cursos nas áreas de Tecnologia, Gestão e Administração, aliados ao desenvolvimento de competências comportamentais, a instituição já formou mais de 50 mil profissionais e contribuiu para a empregabilidade de mais de 18 mil jovens. Fundado pela TOTVS e apoiado por empresas como Dell, Zendesk e Citi Foundation, o Instituto Percorre acompanha seus alunos desde a formação até sua inserção e desenvolvimento no mercado de trabalho, fortalecendo sua missão de conectar educação e empregabilidade.

O que achou desta notícia?

Sua opinião é fundamental para nosso jornalismo.

Leia Também

Comentários

Carregando comentários...

Publicidade Publicidade