OBA e OBAFOG 2025 premiam estudantes e destaca participação das escolas públicas
OBA e OBAFOG 2025 premiam estudantes e destaca participação das escolas públicas
Mais de 1,5 milhão de estudantes participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e mais de 300 mil da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) em 2025. Juntas, as olimpíadas distribuíram mais de 116 mil medalhas em todo o país, com destaque para o desempenho de alunos da rede pública.
A edição de 2025 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) distribuiu mais de 90 mil medalhas. Ao todo foram 32.422 medalhas de ouro, 31.597 de prata e 26.841 de bronze.
Além disso, 51.565 medalhas foram distribuídas para alunos de escolas públicas. Aproximadamente 56,8% dos medalhistas da OBA 2025 são de instituições de ensino público.
A OBA é aplicada em prova única e dividida em 4 níveis. O nível 1 é voltado para estudantes do 1º ao 3º ano do fundamental. O nível 2 é do 4º ao 5º ano. O nível 3, do 6º ao 9º ano. Já o nível 4, é destinado ao ensino médio. O exame presencial aconteceu no dia 17 de maio. A prova possui dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica.
Além disso, os melhores classificados no nível 4 são convidados para participar de seletivas que escolhem os alunos que vão representar o país nas Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).
O que achou desta notícia?
Sua opinião é fundamental para nosso jornalismo.
Leia Também
Hospital Geral convida a comunidade para colaborar na construção do Planejamento Estratégico
Instituto Caldeira lança nova edição do Ebulição IA para apoiar startups na adoção de inteligência artificial
Unyparts recebe Prêmio Exportação RS 2026
Estudar depois dos 30: Pesquisa revela que graduação EaD impulsiona carreira de profissionais já estabelecidos
Nova ducha da Lorenzetti reforça conforto e praticidade para a hora do banho
Carregando comentários...