Jornal Ponto Inicial

Vania Espeiorin será agraciada com Medalha Alberto André

Jornalista Vania é servidora do Legislativo caxiense desde 2013 e exemplo de responsabilidade no poder público

Laudir Dutra - Redação Publicado em 6 de abril de 2026 às 21:21
Vania Espeiorin será agraciada com Medalha Alberto André
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Caxias do Sul Foto: oto: Acervo pessoal
Publicidade
A jornalista e servidora de carreira da Câmara de Vereadores Vania Espeiorin será premiada nesta terça-feira (7/4), Dia do Jornalista, com um dos prêmios de maior importância para o jornalismo nacional: a Medalha Alberto André. A honraria será concedida pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), no Espaço Multi do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, em solenidade que ocorre a partir das 17h.

Vania é servidora do Legislativo caxiense desde 2014, quando foi chamada para compor o quadro do funcionalismo da Câmara após passar no concurso para a Comunicação da Câmara em 3º lugar dentre 134 concorrentes. Nessa época, a jornalista ocupava a função de Coordenadora de Comunicação do Legislativo e, com a nomeação, foi realocada para a composição de servidores efetivos.

A jornalista é considerada um dos exemplos de responsabilidade na prática do serviço público e avalia que receber o prêmio é uma honra dividida entre todos os profissionais.

"É um reconhecimento à função social que procuro desempenhar sendo jornalista e professora. É também um reconhecimento à comunidade caxiense, às minhas raízes lá em Entre Rios do Sul, e aos profissionais que fazem comunicação com muita responsabilidade, ética e amor na Serra Gaúcha e em todo o Rio Grande do Sul”, ressaltou a jornalista.

A influência da família e dos amigos também é um dos aspectos que exerceu influência significativa na sua trajetória profissional. “Sou tão grata à minha família, que sempre me incentivou a estudar, em especial à minha filha Martina, que é luz nas decisões, aos meus amigos, aos colegas de profissão, aos parceiros da ARI Serra Gaúcha, à equipe da Câmara Municipal, a todos os colegas dos locais por onde trabalhei, pelo apoio permanente", acrescentou Vania.

História pautada pela excelência na comunicação

Vania Marta Espeiorin é graduada em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), tem 46 anos e trabalha na área da comunicação há 29 anos. Mestre em Educação (UCS), também é formada em Pedagogia (UCS), licenciada em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias, especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UCS) e especialista em Assessoria e Gestão da Comunicação (Facel).

Atualmente, também é docente na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EfaSerra) e participa de grupos que debatem e pesquisam sobre leitura, escrita, comunicação e educação. Integra o Conselho Deliberativo da ARI e faz parte da diretoria da Seccional Serra Gaúcha (ARI Serra Gaúcha), entidade que presidiu, com muita dedicação e orgulho, de maio de 2022 a abril de 2025.

Também é voluntária do Instituto de Leitura Quindim. Tem experiência de 11 anos na reportagem em jornal impresso diário (Jornal Pioneiro e Folha do Sul) e na plataforma online, com destaque a publicações nas editorias de política, economia e educação. Também colaborou em jornais comunitários, como o Jornal dos Bairros (2000-2001), e estudantis, como o Jornal do DCE (final da década de 1990). De fevereiro de 2013 a junho de 2014, coordenou a Comunicação da Câmara Municipal de Caxias do Sul.

De janeiro a julho de 2017, respondeu pela Secretaria de Governo e pela Coordenação de Comunicação da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Natural de Campinas do Sul/RS, Vania viveu a infância e a adolescência em Entre Rios do Sul/RS e reside em Caxias do Sul, terra que adotou de coração desde 26 de fevereiro de 1996. Em fevereiro de 2026, Vania recebeu um voto de congratulações da Mesa Diretora do Legislativo em homenagem aos 30 anos que reside em Caxias do Sul.

É casada com Denilton Martins Silva, com quem tem uma filha chamada Martina, de cinco anos. Vania é filha dos agricultores Adelir Espeiorin (in memorian) e Helena Mathiack Espeiorin e irmã de Vagner Espeiorin e André Luiz (in memoriam).

Outros profissionais de destaque que serão contemplados com o prêmio

Além de Vania, os demais profissionais que receberão a Medalha são Affonso Ritter, colunista do Jornal do Comércio; Gustavo Mota, apresentador na TV Assembleia; Ivani Schütz, assessora de imprensa da Secretaria da Cultura de Porto Alegre (SMC); Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo do Grupo RBS; Mílton Jung Jr., apresentador na CBN; Paulo Gilvane, diretor-geral do Grupo Radioweb; Roberto Villar Belmonte, professor do curso de Jornalismo do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Rogério Amaral, presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil (Aceb) e da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg); e Vanessa Costa, gerente de Conteúdo da Rede Pampa.

O que achou desta notícia?

Sua opinião é fundamental para nosso jornalismo.

Leia Também

Comentários

Carregando comentários...

Publicidade Publicidade