Jornal Ponto Inicial

Começou a Copa do Mundo 2026

Este ano três país dividem as honras, Canadá, México e EUA

Laudir Dutra - Redação Publicado em 11 de junho de 2026 às 22:40
Começou a Copa do Mundo 2026
Fonte: Da Redação - Por Laudir Dutra Foto: Divulgação
Publicidade

Esta será a maior de todas, como se fosse um espécie ‘piloto’ para as próximas que vêm a seguir, são 48 seleções que se enfrentarão até julho, quando será conhecido o campeão.

O Brasil entrará em campo neste sábado, dia 13 de junho às 19h, hora de Brasília, mas o aquece começará bem antes, com bares lotados, gente se acotovelando em frente aos aparelhos de televisão para terem o privilégio de ver uma nova (nem tão nova assim, pois serão 8 titulares da Copa passada que foi realizada no Qatar em 2022, quando a Argentina foi a grande campeã, depois de derrotar a França.

Uma volta no tempo

Saudosismo puro. Ainda lembro lá no longínquo 1970 num bar na rua Dr. Edu Marchiori da Silveira lá na minha amada Jaguari, tomando uma Grapete, comendo um Mirabel e tentando alcançar o balcão cercado por um bando de gente apaixonada por futebol, assistindo ao jogo da Seleção Brasileira daquele ano. 10 anos de idade, a mãe manda: - Vai chamar o ‘teu pai’ para almoçar, ele deve estar lá no boteco. Mas quem disse que a gente tem força para arrastar o pai para casa, principalmente quando a cada instante descia bala 7 Belo, sorvete seco, pirulito puxa-puxa. Não tinha como né. Lá pela metade da tarde chegamos para almoçar. Pensa em uns guris felizes. TV preto e branco, interferência na imagem, sintonizada na TV Gaúcha. Acho que as Copas do Mundo nunca mais foram as mesmas desde que deixei a infância lá atrás.

Haverá Grenal nesta Copa
Começou a Copa do Mundo 2026
Jogador que joga atualmente na dupla Grenal não tem nenhum, só alguns gaúchos de nascimento mesmo, como o goleiro Alisson, que mesmo diante da choradeira no centro do país e por aqui por estas bandas, será o titular. Mas vocês acreditam que inventaram um Grenal fake só para movimentar o RS e ter engajamento? Pois é, fizeram enquetes perguntando quem queriam para ser o titular e o goleiro gremista Weverton venceu por uma pequena margem. Pronto.
Começou a Copa do Mundo 2026
Mas não ficou por aí, uma das ditas grandes mídias querendo equiparar as coisas mudou a origem natal do goleiro gremista dizendo que ‘dois gaúchos’ da dupla grenal disputavam o gol da Seleção Brasileira, o Alisson e pasmem, o Weverton, que segundo eles, está se destacando no gol gremista, salvando a equipe de alguns percalços. Um que é de Novo Hamburgo, se criou no Inter e que não esconde de ninguém que é colorado, mesmo jogando em grandes clubes pelo mundo afora e outro que se identifica mais com o Palmeiras, por onde jogou por muito tempo e que só agora os torcedores começam a idolatrá-lo, mas ele é natural do Acre. Se as pessoas gostam desse tipo de coisa, quem somos nós para querer estragar o chopp de alguém né.

Haverá sempre os céticos e os brasileiros ‘raíz’
Começou a Copa do Mundo 2026
Igor Thiago - Para muitos brasileiros um ilustre desconhecido

Quem não torce para a Seleção Brasileira pode ser considerado antipatriota? Talvez sim, depende muito do ponto de vista de quem age dessa maneira. 

Tudo começa pela questão de sermos mal acostumados em ganhar títulos, somos penta, mesmo que não tenhamos sucesso nessa copa, essa questão se encerra aqui, pois ninguém atingirá essa marca. O povo brasileiro tem o espírito vira-lata e chuta para qualquer lado quando o time joga mal, aproveita para descarregar todos os seus traumas em cima do jogo em si.

Acredito que o segundo ponto está nas escolhas dos treinadores que comandam o grupo, há algum tempo não existia tanta debandada de craques para fora do Brasil, a maioria dos convocados jogava no país e quando se falava em convocação para as eliminatórias e para a copa, o jogo começava e as rivalidades se afloram, torcidas de todos os principais clubes do país aguardavam ansiosos e realmente mexia com todo mundo, especialmente com o orgulho de ver quem sabe o seu ídolo do clube do coração entre os escolhidos, todos de alguma forma se envolviam com o selecionado brasileiro por este motivo.

Aos poucos, nem bem saem das fraldas os guris vão jogar no exterior - “quero o melhor para a minha família”, bradam sempre, afinal, uma transferência significa ‘arrumar’ a vida de todos num único contrato. Isso afastou torcedores, alguns jogadores ninguém conhece, são chamados de ‘mimizentos’, ‘tatuados’, ‘cabelinhos na régua’, imagina, até nas coxas os caras se tatuam. Foram fazer intercâmbio lá fora e esqueceram como a gente ganhou cinco copas do mundo, especialmente pela diferenciação no modo de jogar bola.

Imagina vocês que às vésperas do embarque para as copas de ‘antigamente’, eram feitos selecionados dos estados para jogar ‘amistosos’ contra o próprio país. Lotavam estádios, e o bicho pegava. Em 1978 empataram em 2x2 para um Beira-Rio lotado. Os gaúchos saíram perdendo por 2x0 e empataram numa euforia sem tamanho, tudo porque o treinador Coutinho não levou Falcão para a Copa daquele ano. E ainda tinha Éder do lado dos gaúchos. Esses dois que Telê Santana acabaria levando em 1982 e ficaram eternizados como jogadores da melhor seleção de todos os tempos, mesmo não tendo conquistado o título.
Depois disso nunca mais fizeram amistosos contra selecionado daqui antes das copas.

Carlo Ancelotti
Começou a Copa do Mundo 2026
Alguém duvida da capacidade desse cara de armar uma equipe com a capacidade de trazer o caneco para o Brasil que não ganha um mundial há 24 anos? Pois acreditem, tem muita gente que acha que deveria ser treinador daqui. Oi, como assim, treinador daqui. Quem daqui tem essa capacidade? Se não levam jogador que joga aqui não há sentido um treinador brasileiro. Como dizia meu pai, tem que ser mundiado. Faz sentido essas colocações pensamos que os treinadores brasileiros não conseguem nem tempo para trabalhar nos clubes por onde passam, dois, três meses, não conseguem armar seus times, tchau. Alguns firmam contratos de até dois anos, para se protegerem, sabem que no primeiro jogo a pressão já estará lá para lembrá-los de que o resultado é o que importa, vencer, vencer, vencer, mesmo que seja com gol de mão, pênalti inexistente, enfim, 3 pontos na tabela.

Ao que parece chegou um treinador que não se preocupa com pressão, críticas, ganhou todos os títulos que um treinador de futebol sonha, por isso tudo, temos que confiar. E torcer, pois brasileiros que somos, acreditamos até o fim.

O que achou desta notícia?

Sua opinião é fundamental para nosso jornalismo.

Leia Também

Comentários

Carregando comentários...

Publicidade Publicidade